Relatório do Pnuma mostra fragilidade ambiental de pequenos países insulares

Publicado em 05/06/2014 - 17:19 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Relatório apresentado hoje (5) pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) mostra preocupação de especialistas quanto ao aumento do nível dos mar nos 52 Pequenos Estados Insulares, causado pelas mudanças climáticas. O relatório aponta que políticas e investimentos em energias renováveis e a transição para uma Economia Verde, no entanto, podem mudar esse cenário.

O estudo foi divulgado em Bridgetown, Barbados, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, e mostra que a elevação do nível do mar nessas ilhas é 4 vezes maior do que a média mundial. Entre as ameaças relatadas estão inundações, erosões da costa, acidificação e aquecimento dos oceanos e eventos climáticos extremos.  

O Relatório de Previsão para os Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento mostra que a ocorrência de desastres naturais relacionados ao clima nessas pa será cada vez maior e isto levará a impactos desproporcionais que afetarão setores como turismo, agricultura, pesca, energia, acesso à água potável e infraestrutura. No setor de turismo, por exemplo, que representa mais de 30% dos negócios internacionais dos países insulares, o aumento de 50 centímetros no nível do mar pode fazer com que algumas ilhas percam até 60% das suas praias.

O documento aponta  que a vulnerabilidade destas pequenas ilhas é agravada por fatores como a reduzida extensão territorial, a concentração da população e a grande dependência dos ecossistemas costeiros para alimentação, subsistência e proteção contra eventos extremos.

Para reduzir os impactos, o estudo sugere a implantação de políticas da chamada Economia Verde, que ofereçam oportunidades no manejo de capital natural, na diversificação da economia, na criação de empregos verdes, no aumento da eficiência no uso de recursos e no combate à pobreza.

Também foi lançado hoje o Estudo da Economia Verde em Barbados, uma espécie de guia prático para gestores públicos e privados sobre como tornar mais sustentáveis o turismo, a agricultura, a pesca, a construção e o transporte em Barbados – lições que podem ser aplicadas em outras ilhas na mesma situação. 

 

 

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias