Sem-terra ocupam sede da Embrapa em Ponta Grossa

Publicado em 09/06/2014 - 15:47 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Sem-terra ocuparam a entrada da sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em Ponta Grossa (PR), na manhã de hoje (9). Segundo o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), cerca de 150 manifestantes participam do ato.

O movimento reivindica que a Embrapa acelere o processo de liberação do título de propriedade de uma área de 630 hectares (o equivalente a 630 campos de futebol) ocupada por 48 famílias há 11 anos. O acampamento, batizado de Emiliano Zapata, ocupa 15% do terreno que pertence à Embrapa. Os manifestantes pedem o desmembramento das terras.

O grupo que ocupou a área montou barracas de lona e promete não deixar o local enquanto a Embrapa não se comprometer a liberar o título de propriedade e, assim, permitir que o acampamento seja transformado em um assentamento.

Como funcionários da empresa foram impedidos de entrar para trabalhar, a Agência Brasil não conseguiu conversar, por telefone, com nenhum servidor que esteja no local. De Brasília, a Embrapa garantiu, por meio de nota, que já está providenciado a regularização da área. O georreferenciamento do terreno está em fase de finalização e deve ficar pronto nos próximos dias. Tão logo os laudos e certificados estejam prontos, a documentação será enviada ao cartório responsável por emitir a matrícula do imóvel.

De acordo com o MST, desde que o sem-terra acamparam no terreno, em 2003, o monocultivo da soja foi substituído pelo plantio de diversos tipos de hortaliças vendidas em feiras livres e ao Programa de Aquisição de Alimentos do governo. As famílias acampadas também praticam agricultura de subsistência e criam animais no local.

Edição: Luana Lourenço

Últimas notícias