A Argentina é aqui, dizem argentinos no Rio

Publicado em 13/07/2014 - 14:41 Por Flávia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro


banner Brasil 2014

A Avenida Atlântica, na orla de Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, transformou-se em uma pequena Argentina neste domingo (13). Chimarrão, blocos de música com direito a tambores e muita música em castelhano invadiram as ruas do bairro.

Para a mineira Sandra Mendonça, 25 anos, que está de férias na cidade, a sensação é de estar em uma cidade bilingue. "Às vezes escuto mais espanhol que o português. Muito estranho", comentou ela.

Apesar do clima de descontração, a presença da Polícia Militar é ostensiva. Viaturas e milhares de homens fardados ocupam as principais ruas, sobretudo a orla.

Dentro da Fun Fest, horas antes do jogo, integrantes da Escola de Samba do Salgueiro no palco diziam  gracias a cada fim de música para uma multidão azul e branca, salpicada de alguns pontos verde-amarelo e pontinhos vermelhos.

Um desses pontinhos era da camisa do alemão Rafael Tobar, 20 anos, que estava com mais três amigos. Filho de chileno, o rapaz, que também fala espanhol disse que mesmo sabendo que haveria muito mais argentinos preferiu assistir ao jogo no local. "É uma grande festa. Alguns encaram, mas sem agressividade. Acho que não vai ter problema, mesmo depois que a Alemanha ganhar de 3 a 0", afirmou o rapaz bem humorado. 

Logo depois, o samba deu lugar a um Dj que tocou apenas músicas de cantores argentinos ao ritmo de cúmbia, deixando evidente as preferências musicais da maioria dos presentes, que saltavam e sacudiam os braços em clima de festa.

Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias