Brasileiros "viram" alemães na torcida contra a Argentina

Publicado em 10/07/2014 - 18:33 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

banner Brasil 2014

Na partida final da Copa do Mundo neste domingo (13), no Rio de Janeiro, entre a tricampeã Alemanha e a bicampeã Argentina, há brasileiros que vão torcer para os hermanos, mas a maioria vai engrossar a torcida do time europeu, levando em conta a antiga rivalidade entre o Brasil e o país vizinho.

“Final da Copa do Mundo: Brasil será Alemanha”, diz uma torcedora em sua página do Facebook, acompanhada por vários torcedores brasileiros, que manifestam a mesma intenção. Outros brasileiros confessam que são “alemães desde pequenininhos” para torcer contra a Argentina.

A estudante de direito Marina Alves lembra que cresceu considerando a Argentina rival do Brasil no futebol, mas reconhece que o país vizinho está jogando melhor que a seleção brasileira no Mundial. Independentemente da rivalidade entre Brasil e Argentina, Marina afirma que torcerá pelo time europeu poque foi conquistada pela competência dos alemães em campo e pela simpatia dos jogadores. ”Eu gosto dos alemães, acho que eles têm carisma e jogam muito bem.”

Além disso, a equipe alemã conquistou muitos torcedores no Brasil ao demonstrar respeito pela seleção brasileira depois da vitória por 7 a 1 na semifinal, terça-feira (8) no Mineirão, em Belo Horizonte. “Eles são  lindos e educados. Sem dúvida, vou torcer pelos alemães, até por que não quero ver a Argentina tricampeã de jeito nenhum”, afirma a estudante Babriela Barbosa.

Por outro lado, há um grupo de brasileiros que quer ver a taça do Mundial ficar na América Latina. “Essa rixa não faz sentido. Eles são nossos vizinhos, é claro que vou torcer para eles. Eu e toda a minha família”, defendeu Renato Lira, professor de educação física.

Argentinos e alemães decidem a Copa do Mundo domingo, às 16h, no Maracanã, no Rio de Janeiro. Um dia antes, em Brasília, Brasil e Holanda  enfrentam-se na disputa do terceiro lugar.

Copa 2014: Acompanhe a cobertura completa da Agência Brasil

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias