Casa Segura ensina a evitar acidentes domésticos

Publicado em 22/07/2014 - 16:24 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma casa inflável, com cômodos de tamanho real e mobiliário temático, foi montada hoje (22) na Cinelândia, região central da cidade, para ensinar o público a prevenir acidentes domésticos. A iniciativa é do Projeto Sesi Casa Segura, cujo objetivo é orientar sobre riscos de acidentes dentro de casa que, às vezes, passam despercebidos. A Casa Segura fica na Cinelândia até amanhã (23) das 8h às 17h.

Na semana que antecede o Dia Nacional de Prevenção de Acidente de Trabalho (27), a Casa Segura mostra quais são os cuidados necessários com instalações elétricas e hidráulicas, gás, descarte de lixo, meio ambiente e como usar corretamente os eletrodomésticos. Dados do Ministério da Saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que acidentes domésticos são a segunda maior causa de atendimentos nas emergências hospitalares, perdendo apenas para acidentes de trânsito. Nos centros de Assistência Integral à Saúde. esse tipo de acidente é responsável por 20% dos atendimentos.

Segundo o gerente operacional de Segurança do Trabalho do Sesi, Ângelo Rosestolato, o obetivo do Projeto Casa Sergura é conscientizar as pessoas de que, dentro das residências, existe tanto risco de acidente quanto nas indústrias. "Tentamos convencer as pessoas de que elas precisam reconhecer os riscos que existem dentro de casa. O objetivo é identificar os riscos e minimizar os acidentes domésticos. Rosestolato citou o risco de quedas no banheiro e de ingestão de objetos como moeda e as possibilidades de acidentes com crianças. "O importante é que as pessoas tomem consciência do que aprenderam aqui e, ao chegar em casa, identifiquem os problemas para tratar da segurança no lar. A grande lição que queremos deixar é que as pessoas identifiquem os riscos para minimizá-los", explicou.

Além do risco de queda, Rosestolato aponta a possibilidade de problemas com o uso inadequado de eletrodomésticos. Ele alerta que o uso desses equipamentos interligados pode sobrecarregar a tomada e, com isso, ocasionar um incêndio. Há também risco de problemas com crianças, como quando há produtos químicos expostos na casa, em locais de fácil acesso para as crianças. Rosestolato lembra que as crianças podem pegar esses produtos e acabar ingerindo. Outro risco é representado por janelas sem proteção, pois a criança pode acabar subindo e caindo. 

O circuito da Casa Segura é vivenciado pelos visitantes e técnicos de segurança do trabalho, que mostram os riscos em cada cômodo. As pessoas passam pela sala, pelo banheiro, quarto, pela cozinha e área de lazer. O técnico identifica os riscos de cada cômodo e ensina os visitantes como evitar acidentes.

Uma das técnicas de segurança do trabalho do Sesi, Poliana Vieira, de 26 anos, lembrou a necessidade de atenção com crianças em piscinas e baldes com água e explicou que, nesta iniciativa, as pessoas são guiadas por uma casa inflável onde podem ser identificados riscos comuns de acidentes, que, às vezes, as pessoas veem, mas não enxergam.

"É preciso ver a casa com um olhar crítico, para identificar os riscos. Um caso muito comum em casa é a criança afogar-se tanto em piscinas de plástico quanto em baldes com água. Nesses casos, é preciso ficar alerta durante o banho e nas brincadeiras na piscina e com baldes d'água. Quando a criança é retirada, a água deve ser jogada fora e a piscina ficar em um lugar afastado. Isso serve também para o balde, para evitar que a criança debruce nele ou entre na piscina e se afogue", disse Poliana.

O gastrônomo Raphael Pinho, de 21 anos, que passava pela Cinelândia, resolveu dar uma olhada no projeto do Sesi e gostou das dicas de segurança. "Achei [a iniciativa] muito legal porque dá a quem não sabe como prevenir acidentes dentro de casa a oportunidade de aprender um pouco aqui." Pinho disse que há muitas coisas nas quais se acaba tropeçando e causando acidentes mais sérios dentro de casa e que, na Casa Segura, existem orientações para evitar tais problemas. É muito importante passar para as pessoas essa questão de ter cuidado, de ter segurança dentro de casa", acrescentou.

Ao visitar a Casa Segura, a dona de casa Edelzuita Marciano, de 43 anos, descobriu que usava a panela de pressão de maneira errada. "Eu achei interessante. Algumas coisas eu já sabia, mas fiquei surpresa com as orientações sobre o uso da panela de pressão. Sempre que cozinho feijão, ponho a panela em baixo da água para tirar a pressão mais rápido – eu não sabia que, com isso, a panela podia explodir. Para mim, era mais seguro, mas agora eu já sei que não pode."

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias