São libertados doze ativistas presos no último sábado no Rio

Publicado em 17/07/2014 - 08:08 Por Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 17/07/2014 - 13:07

Doze dos 17 ativistas presos no último sábado (12) pela Polícia Civil foram libertados na madrugada de hoje (17) do Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio, depois de serem beneficiados por habeas corpus. Entre os libertados está a funcionária da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) Joseane Maria Araújo Freitas e mais quatro mulheres: Gerusa Lopes Diniz, Karlayne Moraes da Silva Pinheiro, Eloisa Samy Santiago e Rebeca Martins de Souza.

Elas estavam presas na Cadeia Pública Joaquim Ferreira de Souza, no Complexo de Gericinó, desde o domingo (13). Também foram libertados sete homens da Cadeia Pública José Frederico Marques, no mesmo complexo penitenciário: Emerson Raphael Oliveira da Fonseca, Rafael Rêgo Barros Caruso, Filipe Proença de Carvalho Moraes, Felipe Frieb de Carvalho, Pedro Brandão Maia, Bruno de Souza Vieira Machado e Gabriel da Silva Marinho.

Ontem (16), os cinco ativistas que não foram beneficiados por habeas corpus tiveram prorrogada por mais cinco dias a prisão temporária, que venceria hoje. São eles: Elisa de Quadros Pinto Sanzi, a Sininho, Tiago Teixeira Neves da Rocha, Eduarda Oliveira Castro de Souza, Camila Aparecida Rodrigues Jourdan e Igor Pereira D'Icarahy.

Todos eles são investigados pela Operação Firewall, da Polícia Civil do Rio, que averigua atos violentos em protestos.

*Matéria alterada para corrigir informação. Ao contrário do que foi publicado, a Justiça não prorrogou a prisão temporária dos nove foragidos na Operação Firewall.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias