Operadora do Bondinho vai recuperar áreas verdes do Pão de Açúcar

Publicado em 16/07/2014 - 13:51 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil* - Rio de Janeiro

A área verde no entorno do Pão de Açúcar e do Morro da Urca passou hoje para a responsabilidade da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, que assinou um termo de dois anos para recuperar o espaço de 38 mil metros quadrados. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e a Fundação de Parques e Jardins firmaram a parceria com a empresa privada, que construiu e opera o bondinho há mais de 100 anos.

Entre as ações a serem executadas está a recuperação da trilha do Morro da Urca, que vem sofrendo com o grande fluxo de visitantes: "Temos uma trilha que vem sendo usada todos os dias, todas as semanas e de forma não coordenada. Passamos a ter uma degradação desse ambiente. Vamos procurar tratar toda essa movimentação de pessoas, de visitantes e de turistas, para que se possa reavaliar a área, fazer o replantio e o trabalho paisagístico", disse o presidente da Fundação Parques e Jardins, Fábio Mamedio. Segundo ele, cinco técnicos da fundação devem acompanhar o trabalho.

"Essa adoção é muito importante, porque sem preservação não tem turismo. Aos poucos, a população foi descobrindo aquela trilha, e, de trilha, ela virou uma avenida", brincou a diretora-geral da companhia, Maria Ercília Leite de Castro, que estima investimento anual de R$ 500 mil no projeto, que ainda não tem cronograma definido.

O trabalho será feito sob orientação da secretaria e da fundação e inclui também a retirada de espécies que não fazem parte da vegetação da Mata Atlântica. "O tamanho da trilha vai ser mantido. Não vai mais ter árvore caída, nem contato direto com espécies exóticas, que não fazem parte do ecossistema de Mata Atlântica. Teremos segurança melhor e pontos de contemplação", comparou o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Muniz. 

Além da trilha, a companhia terá que revitalizar a Pista Cláudio Coutinho, caminho que leva à trilha e fica entre o mar e o Morro da Urca.

*Colaborou a repórter do radiojornalismo Nanna Possa

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias