COB muda de nome e agora é Comitê Olímpico do Brasil

Publicado em 04/08/2014 - 15:43 Por Cristina Indio do Brasil - Rio de Janeiro

A marca do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) foi alterada – a partir de hoje (4), COB é a sigla do Comitê Olímpico do Brasil. O anúncio foi feito pelo diretor executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire. Além disso, o material usado pelos atletas vai ser identificado pela marca Time Brasil e começa a ser apresentado no fim deste ano.

Freire anunciou a mudança no primeiro dia do Encontro 2014 com a imprensa nacional credenciada, organizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, na sede do comitê. Ele explicou que a necessidade de mudança foi apontada em um estudo do COB, constatou o uso do nome do país em comitês olímpicos como o dos  Estados Unidos, o do Canadá e o do Reino Unido. Isso   se aplicará tambem à marca do material esportivo.

"Fizemos uma pesquisa de neuro-linguística em que testamos várias marcas para o Comitê Olímpico Brasileiro e notamos que todo mundo concentrava a visão onde estava escrito Brasil. Fica mais fácil também para [o comitê] ser identificado na parte internacional. Brasil é rapidamente identificado por qualquer um. Se estiver escrito 'brasileiro' e você pegar um russo ou um chinês, ele não saberá o que está escrito ali", explicou Freire.

O diretor de Esportes do COB disse também que, embora a nova marca tenha sido anunciada hoje, a troca será feita até o fim do ano em materiais como documentos do comitê. "Vai ser uma transição completamente light, ou seja, não vou jogar todos os papéis fora, meus cartões. Até o fim do ano, lançaremos a marca do Time Brasil, que é a que vai no uniforme e nas campanhas e que pediremos aos patrocinadores para mudar. E, até 2016, vai ter que mudar o nome oficial [do comitê] dentro do estatuto."

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias