Disque-Denúncia divulga cartaz com recompensa para prisão de quadriha

Publicado em 15/08/2014 - 10:18 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Portal dos Procurados do Disque-Denúncia divulga hoje (15) cartaz com as fotos de dez criminosos, integrantes de uma quadrilha que age no entorno do Morro da Pedreira, em Costa Barros, zona norte da capital fluminense. A quadrilha é especializada em roubar cargas diversas e é liderada pelo traficante Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy da Pedreira, chefe do tráfico de drogas na região.

De acordo com o Instituto de Segurança Pública (ISP), o número de roubo de cargas tem aumentado no Rio de Janeiro. Os dados  mostram um crescimento de mais de 50% de março a maio de 2014, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram quase 1,3 mil assaltos em três meses.

O ponto considerado mais crítico é a chegada ao município do Rio de Janeiro pela Rodovia Presidente Dutra. Os criminosos atacam os caminhões que também circulam pela Avenida Brasil e Via Light, na altura do bairro da Pavuna, na capital, que é considerado o mais perigoso. A proximidade com as comunidades Lagartixa, Pedreira e Quitanda facilita a fuga de criminosos.

Os principais alvos dos criminosos são empresas transportadoras e centros de distribuição de correspondências, situados na região, além de veículos de entrega de cargas diversas. Os produtos mais visados são os eletroeletrônicos, alimentos, cigarros e remédios.

Segundo informações do Disque-Denúncia, os roubos são passados para receptadores, que pagam quase sempre a metade do valor total da carga. Na maioria das vezes, eles têm empresas legalmente estabelecidas para acobertar os crimes. Os roubos são encomendados e minuciosamente planejados, chamados de roubos direcionados.

Segundo investigações, quem planeja os roubos é o traficante Vanilson Venâncio Gomes, o Tida, que está foragido. Ele circula pelos morros da Pedreira e Quitanda e, também dá autorização para a quadrilha da Baixada Fluminense atuar em áreas dominadas pela mesma facção. Segundo informações, Tida é descrito como “extremamente perigoso”. Os traficantes também costumam distribuir parte das cargas roubadas para a comunidade, para que não denunciem suas ações. O tráfico impõe que a comunidade aceite este tipo de ação, e chamam isso de “assistencialismo”.

O Disque-Denúncia oferece R$ 2 mil de recompensa para quem der informações que levem à prisão de Celso Pinheiro Pimenta, o Playboy – chefe do tráfico de drogas do Morro da Pedreira. Contra ele existem 16 mandados de prisão, por homicídio e roubo. Condenando a 15 anos e 8 meses de reclusão, o criminoso é considerado evadido do sistema penitenciário, desde maio de 2009.

Outro integrante do bando é Vanilson Venâncio Gomes, o Tida. Ele foi um dos mentores da tentativa de resgate dos traficantes Alexandre de Mello Bandeira, o Piolho e Vanderlan Ramos da Silva, o Chocolate, que participavam de uma audiência no Fórum de Bangu, Zona Oeste do Rio, no dia 31 de outubro de 2013, resultando na morte de um menino de 8 anos e de um sargento da Polícia Militar. Possui recompensa de R$ 1 mil. Em janeiro de 2008, havia um mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Nilópolis, pelo homicídio de Roberto Neves da Silva.

O telefone do Portal dos Procurados é (21) 96802-1650 ou pelo número do Disque-Denúncia (21) 2253-1177.


Fonte: Disque-Denúncia divulga cartaz com recompensa para prisão de quadriha do Rio

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias