Instituto de Biologia da UFF é interditado por risco de desabamento

Publicado em 20/08/2014 - 14:47 Por Flavia Villela - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cerca de 1.600 alunos de biologia da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, estão sem aulas há três dias devido à interdição do prédio onde funciona o Instituto de Biologia, que corre o risco de desabar, apresentando rachaduras, infiltrações e divisórias empenadas. Apenas funcionários administrativos trabalhavam hoje (20) no local.  Na secretaria do edifício, a informação é que as aulas estão suspensas pelo menos até a próxima segunda-feira.

A utilização do prédio de três andares, que tem laboratórios que servem para alunos dos cursos de farmácia e medicina, foi liberada parcialmente ontem. Na nota de esclarecimento publicada no site da universidade, a Superintendência de Arquitetura e Engenharia da UFF explicou que uma vistoria no prédio, feita segunda-feira (18), descartou risco iminente de colapso. Foram retirados equipamentos e arquivos dos corredores e de alguns laboratórios, que representavam sobrecarga de peso nas lajes da edificação.

Em nota aberta, o Diretório Acadêmico Luiz Andrade, do Instituto de Biologia da UFF, informou que os estudantes decidiram em assembleia, segunda-feira (18), não ir à aula em solidariedade aos mais de 70 professores que haviam decidido pela paralisação das atividades por questões de segurança. Os estudantes cobram a conclusão da nova sede do instituto, no campus do Gragoatá, obra iniciada há quatro anos.

O governo federal destinou cerca de R$ 7,9 milhões para a construção da nova sede, segundo dados publicados no site da UFF. A previsão de conclusão era 2011. O investimento é parte do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), para construção de novos prédios e expansão da oferta de cursos de graduação.


Fonte: Instituto de Biologia da UFF interditado por risco de desabar

Edição: Davi Oliveira

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.