Ministério Público quer informações do ONS sobre recomendações feitas à Cesp

Publicado em 14/08/2014 - 14:12 Por Flavia Villela - Rio de Janeiro

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro enviou ofício ao Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) pedindo informações sobre recomendações feitas à Companhia Energética de São Paulo (Cesp) para que elevasse a vazão da represa do Rio Jaguari, de maneira a não comprometer o sistema de água da Bacia do Rio Paraíba do Sul. A Cesp reduziu vazão na Bacia Paraíba do Sul, comprometendo o abastecimento d'água em 41 municípios – 15 em São Paulo e 26 no Rio.

O ONS tem prazo até amanhã (15) para responder ao Ministério Público. A assessoria de comunicação do Operador do Sistema confirmou o recebimento do ofício e informou que o órgão dará as informações pedidas ainda hoje.

De acordo com o Ministério Público, foi aberto um inquérito civil público na Procuradoria da República no Rio de Janeiro para apurar os impactos ambientais do projeto do governo de São Paulo para transposição do Rio Paraíba do Sul na região metropolitana do Rio de Janeiro, o Sistema Guandu. A bacia hidrográfica do Paraíba do Sul é atualmente a principal fonte de abastecimento fluminense.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias