Instaurado inquérito para identificar torcedores que insultaram goleiro no RS

Publicado em 29/08/2014 - 14:01 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Goleiro dos Santos Aranha

Instaurado inquérito para identificar torcedores que insultaram goleiro titular do Santos, AranhaRicardo Saibun/Flickr Santos FC/Divulgação/Todos Direitos Reservados

Os insultos de parte dos torcedores do Grêmio ao goleiro titular do Santos, Mário Lúcio Duarte Costa (conhecido como Aranha), durante jogo disputado  na quinta-feira (28), em Porto Alegre (RS), pela Copa do Brasil, viraram caso de polícia. A Polícia Civil do Rio Grande do Sul instaurou inquérito e agora tenta identificar todos os torcedores que xingaram o atleta e imitaram sons de macaco próximo ao gol. Ao menos uma gremista, filmada gritando a palavra “macaco”, já foi identificada.

“Há outros [torcedores] que poderão ser identificados com a ajuda de vídeos e de informações que forem fornecidas por outros torcedores que tenham presenciado o fato”, disse à Agência Brasil o diretor da Delegacia de Polícia Regional de Porto Alegre, Cléber Ferreira. Ele pede a colaboração,  das pessoas, por meio do Disque-Denúncia, no caso.

Os torcedores que forem identificados poderão responder pelo crime de injúria qualificada, que, quando praticada com base em elementos relacionados à raça, cor, etnia, religião, origem ou à condição de pessoa idosa ou com deficiência, pode ser punido com pena de um ano a três anos de reclusão e multa. O goleiro santista prestou depoimento, pela manhã, sobre o caso.

Episódios de racismo no futebol brasileiro têm sido registrados com frequência. Em março, o zagueiro do Internacional, Paulão, foi ofendido por um torcedor do Grêmio em jogo do campeonato estadual. O Grêmio foi punido com uma multa de R$ 80 mil. No mesmo mês, o volante Arouca, do Santos, foi xingado por torcedores do Mogi Mirim, durante um jogo do campeonato paulista. Em função da atitude de seus torcedores, o time do interior paulista recebeu uma multa de R$ 50 mil.

No dia 5 de março, o árbitro Márcio Chagas da Silva também foi vítima de racismo durante o jogo entre Esportivo de Bento Gonçalves e Veranópolis, pela Série A do campeonato gaúcho. Segundo o juiz, torcedores do Esportivo o xingaram durante a partida e, ao término da disputa, deixaram uma banana sobre seu carro. O Esportivo acabou punido, perdendo nove pontos no campeonato.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias