Corpo de engenheiro será mantido congelado nos Estados Unidos, decide tribunal

Publicado em 20/08/2014 - 20:06 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Por 3 votos a 2, os desembargadores da 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiram hoje (20) manter congelado nos Estados Unidos o corpo do engenheiro Luiz Felipe Dias de Andrade Monteiro, até que se esgotem os recursos jurídicos na apreciação do processo. Na sessão, os magistrados destacaram que o caso é sem precedentes na Justiça.

O engenheiro morreu em 2012 no Rio de Janeiro e seu corpo foi trasladado cinco meses depois para Detroit, nos Estados Unidos, onde é mantido em uma cápsula de hidrogênio de uma empresa da cidade. O traslado foi feito por Lígia Cristina de Mello Monteiro, filha do segundo casamento do engenheiro. As duas filhas do primeiro casamento dele, Carmem Sílvia Monteiro Trois e Denise Nazaré Bastos Monteiro, não concordam e afirmam que Luiz Felipe queria ser enterrado no cemitério de Canoas, no Rio Grande do Sul, onde está sepultada a mãe delas.

Segundo o tribunal, Lígia apresentou declarações de pessoas que conviveram com o engenheiro, segundo as quais ele queria ser submetido ao processo de criogenia, na esperança de uma futura reanimação com a descoberta da cura de sua doença pela ciência. Carmem e Denise querem trazer o corpo de volta para o Brasil e também apresentaram declarações de parentes indicando que o engenheiro queria ser sepultado no país natal. Luiz Felipe não deixou, porém, documentos informando qual seria sua vontade.

Carmem e Denise tinham conseguido uma decisão favorável em primeira instância, mas Lígia recorreu. A sentença foi reformada em julgamento de segunda instância e ela obteve o direito de levar o corpo para os Estados Unidos. As irmãs apelaram, impetrando recursos infringentes. De acordo com o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, como a família ainda pode entrar com novos recursos, os desembargadores entenderam que o corpo deve ser mantido congelado até sair a decisão jurídica final.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias