Chega ao fim rebelião em penitenciária paranaense

Publicado em 17/09/2014 - 19:22 Por Aline Leal - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Teve fim hoje (17), por volta das 15h, a rebelião começada na manhã de ontem na Penitenciária Estadual de Piraquara 2, na região metropolitana de Curitiba (PR). Os 63 presos que se rebelaram mantiveram o tempo todo dois agentes penitenciários com reféns. Não houve feridos e nem depredação.

Os rebelados são do bloco chamado “seguro”, que reúne os detentos condenados por estupro, os que têm curso superior e policiais que cometeram crimes. Eles pediam a construção de um muro entre o bloco deles e o bloco vizinho, onde estão presos membros de facções criminosas, por temerem ser reféns em rebeliões.

O grupo queria ainda a reposição dos colchões que eles próprios queimaram em uma rebelião na última sexta-feira, melhoria na alimentação e a suspensão de restrições a visitas dadas como punição pela rebelião anterior.

A Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos disse que não tinha como construir um muro, mas reforçou as celas entre os dois blocos, suspendeu as restrições a visitas, mas disse que não tinha como melhorar a alimentação, por ser feita por uma empresa que venceu a licitação.

Neste sentido, o acordo vai permitir que instituições, como a Ordem dos Advogados do Brasil, a Pastoral Carcerária e veículos de comunicação, entre outras, façam a supervisão da alimentação sem que seja necessário agendamento.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias