Corpo do comandante de UPP do Alemão será enterrado hoje no Rio

Uanderson Manoel da Costa, 34 anos, morreu nessa quinta-feira, baleado

Publicado em 12/09/2014 - 10:34 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O corpo do comandante da Unidade de Polícia Pacificadora ( UPP) Nova Brasília, no Complexo de Favelas do Alemão, capitão da Polícia Militar (PM), Uanderson Manoel da Costa, 34 anos, será enterrado às 16h, no mausoléu  da corporação, no Cemitério Parque Jardim da Saudade, na Sulacap, zona oeste do Rio.

O militar foi ferido por um tiro no peito por volta das 17h30 de ontem (11), durante confronto com homens armados no Largo da Vivi. Ele foi socorrido na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Alemão e transferido às pressas para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, na Penha. O oficial morreu durante cirurgia. Ele estava sem colete de proteção no momento em que foi baleado.

Sessenta homens do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) e de outras UPPs da região fazem buscas para localizar os atiradores.

O capitão Uanderson estava há 11 anos na PM e comandava a UPP Nova Brasília há três meses. Ele era casado com uma oficial da PM e deixou uma filha de 7 anos.

O governador Luiz Fernando Pezão lamentou a morte do capitão que morreu trabalhando em defesa da paz dos moradores do Alemão. "Em momentos como esse, temos ainda mais determinação para não recuar e manter nosso compromisso com a pacificação, que reduziu a taxa de homicídios nas comunidades”. O governador reafirmou que a política de pacificação veio para ficar.

"Hoje, [sexta-feira] vamos formalizar a permanência do Exército na Maré para dar continuidade ao processo de pacificação com a futura instalação de UPPs. As unidades têm sofrido ataques de marginais que tentam, a todo custo, desmoralizar o programa. Tentativas como essa não nos intimidam", alertou.

Tropas do Exército e dos fuzileiros navais ocupam, desde abril deste ano, o Complexo da Maré para a instalação de UPPs nas comunidades mais violentas do Rio. O convênio com o Ministério da Defesa já foi prorrogado até o dia 31 de outubro e será estendido por mais um período.

Devido ao tiroteio de ontem, o teleférico do Complexo do Alemão ficou fechado desde as 17h50, por medida de segurança. Hoje voltou a funcionar normalmente a partir das 6h. Apenas uma escola da rede municipal de educação não terá aula na comunidade.

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias