Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias no Rio

Publicado em 20/09/2014 - 13:49 Por Flávia Villela – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Mais de 50 mil voluntários devem participar da limpeza de praias do Rio de Janeiro hoje (20), Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias. Desde cedo, na orla de Copacabana, pessoas catam guimbas de cigarro, canudos de plástico e outros pequenos resíduos sólidos.

A chilena Maria Ignez Gonzales, 28 anos, que está de férias na cidade, foi tomar um banho de mar e resolveu colaborar. “Encontrei mais tampas de garrafa e papel de embalagem,” disse. “A ideia é muito boa porque lembra que a responsabilidade de se manter as praias limpas é de todos nós. Fico feliz em poder ajudar”, destacou a turista.

A mobilização ocorre em todo litoral fluminense. Na capital, além de Copacabana, a limpeza também está sendo feita nas praias Vermelha, de Ipanema, da Barra da Tijuca, do Recreio, Macumba, Prainha, Ilha de Paquetá e da Ilha do Governador. No interior, o Dia da Limpeza mobilizou voluntários em Cabo Frio, Mangaratiba, Niterói, Angra dos Reis, Paraty e Campos.

O representante do Instituto Aqualung, que organiza o evento no estado, Hildon Carrapito, explicou que esse tipo de limpeza é extremamente importante, sobretudo para os animais marinhos, que podem se asfixiar com o lixo.

Na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade, outra iniciativa reuniu cerca de 150 trabalhadores de 14 empresas do setor de serviços que coletavam lixo, limpavam vias e separavam o lixo coletado, que será entregue a entidades locais de reciclagem.

O presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação do Estado do Rio de Janeiro (Seac-RJ), Ricardo Garcia, explicou que este é o sétimo ano dos mutirões de limpeza e que a ação ocorre em mais 12 capitais do país.

“Aproveitamos para demonstrar à população a importância do nosso setor econômico que, somente no Rio, emprega mais de 120 mil trabalhadores, e também ressaltar a importância do respeito ao meio ambiente e do descarte apropriado do lixo”, destacou.

Os voluntários também participaram de um concurso sobre sustentabilidade. Os autores das três melhores redações sobre o tema “Eu e a Sustentabilidade Ambiental” serão premiados com tablets. Na semana que vem, o sindicato divulgará os nomes dos vencedores pela internet.

Esta é 12ª edição do Dia Mundial de Limpeza do Planeta (Clean Up The World) que neste ano deve mobilizar 35 milhões de pessoas em 125 países em todo o mundo, segundo os organizadores.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias