Olimpíada das favelas termina hoje no Rio com festa de passinhos e troféu

Publicado em 20/09/2014 - 12:16 Por Flavia Villela – Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Termina hoje (20) o evento Jogos de Rua, ou Olimpíada das Favelas, promovida pela Central Única das Favelas (Cufa), no Rio de Janeiro. Com direito a times de passinhos, o troféu "Favela de Ouro 2014" será entregue ao Complexo da Coreia, comunidade da zona oeste que ficou em primeiro lugar no quadro de medalhas, com sete ouros. O encerramento deve durar o dia todo, na sede da Cufa, sob o viaduto Negrão de Lima, em Madureira, zona norte.

A Olimpíada durou sete finais de semana e contou com a participação mais de 5 mil moradores de 32 complexos de favelas do estado, que competiram em 21 modalidades lúdicas, como amarelinha, capoeira, duelo de b-boys, golzinho de rua e sinuca. Ao todo, 168 medalhas foram distribuídas, sendo 42 de ouro, divididas entre masculino e feminino.

Para o idealizador dos jogos e integrante do conselho da Cufa, Celso Athayde, a primeira edição do evento registrou participação significativa e cumpriu seu papel. "Nosso objetivo era promover essa interação sadia entre os moradores de diferentes favelas e fizemos isso com sucesso. Obviamente, apenas uma favela vai levar o troféu de primeiro lugar, porém, para nós, da Cufa, todas que participaram são consideradas vencedoras e, além de medalhas, também levam novas amizades e aprendizados dos Jogos da Rua", disse o consultor da Cufa.

Uma das atrações da festa é o Dream Team do Passinho. O grupo é internacionalmente conhecido e foi convidado pelo cantor porto-riquenho Ricky Martin para produzir a coreografia do clipe Vida, lançado este ano.

Os Jogos de Rua são voltados exclusivamente para moradores de favelas. As atividades esportivas e lúdicas consagradas nesses territórios ganham status de esporte olímpico, dando oportunidade aos moradores jovens, adultos e idosos de reviverem, por meio de algumas modalidades, momentos de diversão e cooperação vividos na infância.

Reconhecido como polo de produção cultural desde 1999, por meio de parcerias, apoios e patrocínios, a Cufa oferece cursos e oficinas de DJ, break, grafite, escolinha de basquete de rua, skate, informática, gastronomia, audiovisual, entre outras. Além disso, a entidade promove ações nas áreas de educação, esporte, cultura e cidadania.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias