Ventos chegam a 97 km/h no Rio e causam destruição na cidade

Publicado em 03/09/2014 - 11:24 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Uma ventania atingiu o Rio de Janeiro, no início da manhã de hoje (3), e provocou diversos transtornos na cidade, como falta de energia e queda de árvores. Algumas vias ficaram interditadas.  O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de vento de 87 quilômetros por hora (km/h) em Marambaia, na zona oeste, e de 97 km/h em Copacabana, na zona sul.

O vento forte provocou queda de árvores na avenida Epitácio Pessoa, zona sul da capital fluminense (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Ventania provocou queda de árvores na avenida Epitácio Pessoa, zona sul da capital fluminense Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), até o momento, houve 24 registros de queda de árvore – a maioria na zona sul. Equipes da Comlurb estão nas ruas para remover os galhos e troncos que caíram. Pelo menos 16 árvores causaram a interdição de algumas vias, informou o Centro de Operações da prefeitura do Rio.

Em Copacabana, a queda de diversas árvores atrapalhou o tráfego em várias ruas do bairro. Na Rua Júlio de Castilhos, duas árvores caíram e bloquearam o trânsito. No mesmo bairro, na Rua Hilário de Gouveia, uma árvore atingiu parcialmente um carro de passeio e, na Rua Tonelero, outra árvore atingiu um veículo que passava pelo local. A Companhia de Engenharia de Tráfego desviou o fluxo de veículos pela Rua República do Peru.

Alguns bairros da cidade também ficaram sem luz, devido à queda de galhos sobre a rede elétrica. A Light, concessionária que fornece energia ao Rio, registrou interrupção de luz no Leblon e no  Jardim Botânico, na zona sul. Também houve interrupção no abastecimento em Jacarepaguá, na zona oeste. Segundo a companhia, as equipes da concessionária estão nas ruas para fazer o restabelecer o fornecimento.

A previsão do Inmet para esta quarta-feira é a de tempo nublado com chuva e períodos encobertos, com mínima de 19º graus Celsius (ºC) e máxima de 27ºC, além de chuvas isoladas durante o dia, com vento fraco a moderado.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias