Fiscais da Receita apreendem R$ 1 milhão em mercadorias irregulares no Rio

Publicado em 15/10/2014 - 19:52 Por Vinícius Lisboa - repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Aproximadamente R$ 1 milhão em mercadorias irregulares foi apreendido na madrugada de hoje (15), na Rodovia Presidente Dutra (BR-116), altura de Itatiaia. A fiscalização contou com 123 integrantes da Receita Federal do Brasil, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), vigilâncias sanitárias estadual e municipais e do HSI–U.S. Homeland Security Investigations (agência federal americana de investigações de segurança interna), com a coordenação da Divisão de Combate ao Crime da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A via liga o Rio de Janeiro a São Paulo

Conforme a PRF, a Operação Temática de Combate aos Crimes contra o Fisco e a Saúde Pública no Rio de Janeiro (Otefis) combate a pirataria, o contrabando, descaminho, comércio ilegal de medicamentos sem registro, transporte inadequado de alimentos e tráfico de drogas, além de atuar na recuperação de veículos roubados. Os fiscais também agiram em outros pontos da BR-116, em Magé, na região metropolitana, e nas BRs 40, na altura de Três Rios, e 101, em Itaguaí, também na região metropolitana.

O auditor fiscal Carlos Falcão, que atuou com a Receita Federal, informou que as ações começaram na Dutra na última sexta-feira (10). Nesta madrugada, foram apreendidos roupas e equipamentos eletrônicos e esportivos. Segundo ele, o material encheu um caminhão e uma van. Até o fim da semana, a Receita deverá divulgar um balanço total da operação.

As mercadorias eram transportadas em diversos tipos de veículos, como carros de passeio, ônibus de turismo e caminhões. O auditor acrescentou que, no momento da apreensão, as pessoas assinam termo de comparecimento a um posto da Receita, para apresentar documentos fiscais. No caso de suspeitas de falsificações, representantes das marcas originais são contatados para conferência dos produtos.

Coordenadores da Otefis informaram que a ação é uma das únicas especificamente de combate à pirataria do governo federal. Salientaram que a divulgação do trabalho contribui para que produtos pirateados e falsificados não cheguem aos consumidores, ao mesmo tempo em que evita o consumo de medicamentos e alimentos inadequados.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias