Bombeiros que trabalharam em queda de passarela no Rio podem ser premiados

Publicado em 10/10/2014 - 10:19 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Rio de Janeiro Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão basculante na manhã desta segunda-feira (28) (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Trabalhos de resgate em passarela na Linha Amarela que caiu devido a acidente com um caminhão basculante na manhã do dia 28 de janeiroTania Rego/Agência Brasil

Os 22 bombeiros do Batalhão do Méier, na zona norte do Rio de Janeiro, que participaram do resgate às vítimas após a queda de uma passarela na via expressa Linha Amarela, em 28 de janeiro deste ano, foram indicados para concorrer à medalha Conrad Dietrich Magirus Award que é considerada o Oscar dos bombeiros. Uma equipe de jurados foi responsável pela seleção dos dez melhores trabalhos em equipe em todo o mundo, dentre eles um incêndio de grandes proporções em Marselha, na França e a explosão de materiais combustíveis numa refinaria no subúrbio de Isfahan, no Irã.

O comandante do Quartel do Corpo de Bombeiros do Méier, tenente-coronel Demétrio Saldanha, destaca o esforço dos bombeiros. "Estamos muito confiantes  na vitória. A operação em que atuamos representa o cenário mais difícil dentre os concorrentes. A queda da estrutura deixou múltiplas vítimas graves, em diversos pontos, nos dois sentidos de uma via separada por um rio. A atuação foi muito rápida e cirúrgica. Agradeço e parabenizo a todos os bombeiros envolvidos", afirmou.

O acidente foi causado por um motorista que conduzia uma carreta com a caçamba levantada. A caçamba atingiu a passarela e a derrubou. A equipe do quartel do Méier chegou ao local sete minutos após o acidente, que deixou cinco pessoas mortas e quatro feridas. Parte dos feridos caiu sob a via e dentro do córrego que divide a pista enquanto outras vítimas estavam em carros, esmagados pela queda da estrutura.

A votação para escolher o salvamento continua até o dia 19 deste mês através do endereço eletrônico e link disponível também disponíveis no site do Corpo Bombeiros do Rio. A equipe vencedora receberá uma viagem de quatro dias à cidade de Nova York para conhecer o famoso centro de treinamento. As três equipes mais votadas ainda serão convidadas para a cerimônia de premiação em Ulm, na Alemanha, em 21 de novembro.

Para votar, basta seguir os seguintes passos : (1) Na parte inferior da página, no campo "cast your vote", solecione a opção "walkway falls due to collision with truck" [considerando que seu voto seja na ocorrência atendida pelos bombeiros do Méier]; (2) Preencher com seu primeiro nome no campo "name - first" e com seu último nome no campo "name - last"; (3) Preencher o email; (4) Clicar em "submit vote!".

A medalha Conrad Dietrich Magirus é assim batizada em homenagem ao bombeiro alemão da cidade de Ulm que viveu entre 1824 e 1895 e ajudou a construir a história moderna da corporação como a conhecemos nos dias de hoje. Ele também foi o fundador da companhia que ainda hoje está entre as pioneiras em suplementos, veículos e equipamentos para o combate à incêndios.

Edição: Denise Griesinger

Últimas notícias