Bondinho do Pão de Açúcar comemora 102 anos com bolo para turistas

Publicado em 27/10/2014 - 15:02 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho modernizado do Pão de Açúcar, com vista parcial do bairro da Urca  Arquivo/Agência Brasil

Primeiro teleférico do Brasil (terceiro do mundo), o bondinho do Pão de Açúcar completa 102 anos de atividade nesta segunda-feira (27). Para comemorar a data, a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, empresa que administra o complexo - no bairro da Urca, no Rio de Janeiro - distribui 2 mil pedaços de bolo para os visitantes de hoje, até o final da tarde.

Coordenadora de marketing da companhia, Ana Luísa de Castro disse que estão sendo feitas melhorias nas instalações do bondinho, e a previsão é que as obras estejam prontas até o início de 2015. “Estamos fazendo algumas reformas no espaço, como troca de pisos, melhoria nos banheiros e nas dependências dos funcionários, nova sinalização e restaurações no anfiteatro e na entrada do parque”, explicou.

O teleférico foi fundado em 1912 pelo engenheiro Augusto Ferreira Ramos. Depois de desenvolver o projeto e analisar sua viabilidade, constituiu a Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar e procurou parceria com investidores. O empreendimento foi desacreditado por muitos na época, inclusive pelos seus colegas do Clube de Engenharia, que o chamaram de louco e, com sarcasmo, sugeriram que a linha do teleférico ligasse o Pão de Açúcar ao Hospício Nacional, que também fica na Urca, zona sul do Rio.

Uma das primeiras ações dos investidores foi mostrar ao Ministério da Fazenda a importância da obra para projeção do Rio de Janeiro no cenário internacional. Para eles, o bondinho era um melhoramento que embelezaria a cidade e, como um dos primeiros teleféricos do mundo, seria uma demonstração de competência da engenharia brasileira.

A inauguração do teleférico teve grande repercussão, nacional e internacional, por causa das dificuldades de então, que implicavam desafio tecnológico, dificuldades de acesso ao local, ineditismo e falta de mão de obra qualificada no Brasil. O apelido de “bondinho” foi dado pelos cariocas, que se inspiraram nos bondes que circulavam pela cidade à época. Com o tempo, os equipamentos foram modernizados e o bondinho teve sua capacidade de transporte ampliada.

Segundo a companhia, a média diária de visitantes do bondinho, atualmente, é 4 mil pessoas na baixa temporada e 8 mil na alta temporada, assim considerada a época que vai de dezembro a fevereiro, bem como nos grandes eventos na cidade. O recorde de visitação foi registrado em 30 de dezembro de 2012, quando recebeu 10.767 visitantes. De acordo com a companhia, nesses 102 anos de operação o teleférico foi usado por aproximadamente 40 milhões de pessoas, 47% das quais estrangeiras.

A atração continua a agradar os visitantes do Rio de Janeiro. O arquiteto Raúl di Lascio, turista argentino que visita o Brasil pela primeira vez, afirma que ficou “deslumbrado” com o passeio. “Gostei muito do bondinho, ele é bem seguro e você praticamente nem sente a subida. E depois que chega aqui, se depara com essa paisagem extraordinária. Não dá nem vontade de ir embora mais”, relatou.

A professora Carolina Neves da Silva, carioca, conta que nunca havia visitado o ponto turístico. “É a primeira vez que venho, e fico feliz com a coincidência de ser logo num dia tão especial, que é o aniversário do bondinho. Já ganhei até bolo. O passeio está valendo muito a pena, a vista daqui é lindíssima e rende fotos ótimas”, disse ela.

O teleférico do Pão de Açúcar já transportou muitas personalidades como Roberto Carlos, Albert Einstein, John Kennedy e Brooke Shields. Além disso, o lugar também serviu de cenário para importantes locações cinematográficas como nos filmes 007 contra o Foguete da Morte, em 1979, e o recém-lançado Rio, Eu Te Amo.

 

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias