Fiocruz vai capacitar moradores em saúde comunitária

Publicado em 07/10/2014 - 17:54 Por Alana Gandra - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) está com inscrições abertas para o curso  gratuito saúde comunitária: uma construção de todos, oferecido nos Campi Manguinhos e Mata Atlântica para a população das comunidades situadas no entorno da fundação.

O coordenador  geral do curso de saúde comunitária do IOC, biólogo Antônio Henrique de Almeida de Moraes Neto, disse hoje (7) à Agência Brasil que o curso “é uma capacitação para promotor local de saúde”. A capacitação é feita por pesquisadores da Fiocruz de várias unidades e centros. “Ele busca capacitar cidadãos pela saúde”.

O objetivo principal é a educação inicial e continuada. “E propõe oferecer conhecimentos teóricos e práticos que possibilitem aos alunos  compreender a teia de relações entre os determinantes  sociais da saúde, a organização do território, as formas de proteção e prevenção, promoção da saúde”.

Segundo o pesquisador do IOC, o curso estimula o aluno a continuar aprendendo a utilizar os conhecimentos adquiridos em outras etapas de sua formação e na sua vida cotidiana. A temática é desenvolvida junto a moradores das comunidades, agentes  comunitários de saúde, professores de primeiro e segundo graus do entorno da Fiocruz e no Campus Mata Atlântica da fundação, situado na Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade.

Com isso, sinalizou que eles podem se tornar multiplicadores do conhecimento que vão receber. Moraes Neto disse que a escolha pelo Campus Manguinhos se deve à corresponsabilidade da Fiocruz pela promoção da saúde nesses territórios. “Então, nada mais justo que a Fiocruz tenha uma maior proximidade dos territórios do seu entorno, para que possa colaborar com a promoção da saúde nessas áreas”.

No caso do Campus Mata Atlântica, lembrou que ele foi implantado  em área onde havia grande prevalência de doenças ligadas à mata, como a leishmaniose, a parvovirose, por exemplo. “Os próprios moradores do entorno suscitaram essa demanda e a Fiocruz decidiu agir de uma forma mais proativa com relação à promoção da saúde”.

As pessoas interessadas em participar do curso podem se inscrever até o próximo dia 24, para o Campus Manguinhos, e até o dia 25, para o Campus Mata Atlântica. Habitação, nutrição, água, lixo, doenças como dengue, HIV, doenças sexualmente transmissíveis, pediculose (piolho) e  escabiose (sarna) são alguns temas que serão transmitidos e debatidos com a população.

No Campus Manguinhos, as aulas  serão dadas de 28 de outubro a 12 de dezembro, de segunda a sexta-feira, no horário de  17h30 às 19h30. Já no Campus Mata Atlântica, elas ocorrerão aos sábados , de 25 de outubro a 13 de dezembro, de 9h30 às 16h.

É exigida escolarização mínima do sexto ano do ensino fundamental, equivalente à antiga quinta série para os dois Campi. Podem se inscrever pessoas com 16 anos de idade ou mais. O IOC-Fiocruz informou, por meio da assessoria de imprensa, que ao término do curso, os participantes que obtiverem a frequência mínima de 75% das aulas receberão certificado da Fiocruz.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias