Fundação BB cadastra entidades para o programa de habitação urbana

Publicado em 10/10/2014 - 16:40 Por Alex Rodrigues - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Fundação Banco do Brasil está cadastrando entidades interessadas em prestar serviço de reaplicação de projetos, técnicas ou metodologias de promoção do desenvolvimento social para moradores de empreendimentos do Programa Nacional de Habitação Urbana financiados pelo Banco do Brasil. Criado no âmbito do Minha Casa, Minha Vida, o programa subsidia a construção ou reforma de moradias em áreas urbanas já consolidadas, beneficiando grupos de famílias com renda bruta mensal de até R$ 1,6 mil.

Presidenta Dilma Rousseff entrega de chaves e inaugura os conjuntos residenciais Zé Keti e Ismael Silva, do Minha Casa Minha Vida, no bairro do Estácio (Fernando Frazão/Agência Brasil)

Fundação Banco do Brasil está cadastrando entidades interessadas em prestar serviço de reaplicação de projetos, técnicas ou metodologias de promoção do desenvolvimento socialFernando Frazão/Agência Brasil

As entidades interessadas podem se inscrever até o próximo dia 27. As instituições consideradas aptas a atuar executarão projetos de implantação das chamadas tecnologias sociais em empreendimentos de 21 estados: o Acre, Alagoas, o Amazonas, a Bahia, o Ceará, o Espírito Santo, Goiás, o Maranhão e Minas Gerais. Também serão beneficiados Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, a Paraíba, Pernambuco, o Paraná, o Rio de Janeiro, o Rio Grande do Norte, Rondônia, o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e o Tocantins.

Além de desenvolver atividades de capacitação, planejamento, monitoramento e avaliação das iniciativas desenvolvidas, as instituições selecionadas terão que elaborar, processar e sistematizar dados obtidos durante a execução do projeto. As entidades selecionadas terão, também, que estabelecer canais de diálogo com os moradores das áreas contempladas, capacitando-os para se apropriarem das tecnologias sociais e colocá-las em prática.

Entre os projetos a serem desenvolvidos está a oferta de cursos de educação financeira para os responsáveis por cada família interessada. Os projetos implantados em cada empreendimento serão monitorados por representantes do Banco do Brasil, dos moradores e do Poder Público local.

Para fins de qualificação técnica, a instituição interessada deve comprovar ter ao menos três anos de experiência na execução de atividades compatíveis. Serão credenciadas entidades aptas a desenvolver projetos sociais a partir de tecnologias sociais já testadas e certificadas pela própria fundação.

Detalhes sobre o processo de cadastramento, exigências e valores dos repasses podem ser conferidos no site da fundação, onde também é possível acessar o Banco de Tecnologias Sociais e saber mais sobre as iniciativas certificadas.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias