Governo brasileiro avalia ajuda humanitária à Africa para combater o ebola

Publicado em 10/10/2014 - 12:27 Por Paula Laboissière - Repórter da Agência Brasil - Brasília

 

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala sobre o primeiro caso suspeito de Ebola no país (Elza Fiúza/Agência Brasil)

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, fala sobre o primeiro caso suspeito de Ebola no paísElza Fiúza/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, disse hoje (10) que um pacote de ajuda humanitária para países da África Ocidental atingidos pela epidemia de ebola está em análise na Casa Civil e na Presidência da República. Segundo ele, o pacote deve ser anunciado nos próximos dias.

Ontem (9), o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, afirmou que o anúncio do pacote seria feito hoje pelo governo brasileiro.

Durante coletiva de imprensa, Chioro explicou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) solicitou ao país o envio de alimentos, medicações e equipamentos, como geradores e caminhões. O ministério já informou à Casa Civil a disponibilidade, por exemplo, de ambulâncias para serem enviadas aos países.

Chioro acrescentou a possibilidade de o pacote incluir ajuda financeira e também material. "Fizemos a identificação de que tipo de reposta poderíamos dar e a decisão agora é coordenada pelo ministro das Relações Exteriores, pela Casa Civil e pela presidenta", disse. "Não se trata apenas de uma ajuda humanitária, mas de algo decisivo para o processo de apoio ao bloqueio e para ações de controle da doença na África Ocidental", completou.

 

 

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias