MP e Polícia Militar fazem ação contra o tráfico na cidade de Valença

Publicado em 30/10/2014 - 08:54 Por Douglas Corrêa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e a Coordenadoria de Inteligência da Polícia Militar, com apoio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, deflagraram, pela  manhã (30), a Operação Conexão Coroados. A finalidade é cumprir mandados de prisão preventiva contra 44 pessoas acusadas dos crimes de associação para o tráfico e tráfico de drogas. Também estão sendo cumpridos 54 mandados de busca e apreensão.

De acordo com as investigações, os criminosos fazem parte da facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP), designado para atuar na região sul do Estado do Rio, em especial no município de Valença. Em razão de suspeita de parceria entre o TCP e a facção paulista Primeiro Comando da Capital (PCC), a Justiça autorizou a interceptação telefônica dos envolvidos, o que acabou por identificar os criminosos e a maneira como atuam nos bairros de Hildebrando Lopes (Dudu Lopes), Fátima, Monte D’Ouro e arredores, em Valença. Durante o monitoramento das atividades da quadrilha, houve a apreensão de cocaína, maconha e outros entorpecentes. Houve também a prisão em flagrante de membros da associação criminosa.

Os denunciados Paulo Vinicius Soares da Conceição, vulgo “Caveirinha”; Julianderson Costa Theodoro, vulgo “JL”; Fadel Damião Belizário de Souza, vulgo “FD”; Evandro da Silva e Souza, vulgo “Vandinho”; Valmir Soares Machado, vulgo “Valmir”; Renato Brito Dutra, vulgo “Renatinho Coelho”; e Erick Lacerda de Carvalho, vulgo “Pirulito”, foram apontados como líderes do esquema, responsáveis por estabelecer ligação com outros traficantes de comunidades também dominadas pelo TCP.

As escutas indicaram vários “frentes” ou líderes de determinados bairros, que recrutavam pessoas para vir ao Rio de Janeiro, especificamente na comunidade de Acari, a fim de comprar drogas e revendê-las nos bairros de Valença, cabendo a cada um deles funções específicas.

Também foi decretada a prisão preventiva de um policial militar lotado no Batalhão de Valença por estar associado ao grupo criminoso. A operação contou com a participação de 620 policiais militares, 80 agentes da Coordenadoria de Segurança e Inteligência do MP-RJ, policiais do Bope, Choque, do Batalhão de Cães (BAC). Dois helicópteros da PM foram utilizados na ação.


Fonte: MP e Polícia Militar fazem ação contra o tráfico na cidade de Valença

Edição: José Romildo

Últimas notícias