Rio Ônibus alerta para prejuízos causados por atos de vandalismo

Publicado em 14/10/2014 - 12:56 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O sindicato que representa os quatro consórcios de empresas que operam no sistema de transporte do Rio de Janeiro (Rio Ônibus) apresentou levantamento revelando alto crescimento no número de ataques a ônibus na capital em 2014. Desde o início do ano, 47 veículos foram incendiados, contra seis registrados em 2013. De acordo com o sindicato, os estragos causados por vândalos totalizam prejuízos de R$ 16 milhões.

Supervisor de comunicação da Viação Nossa Senhora de Lourdes, João Arthur Valente explicou que as empresas não são ressarcidas pelos prejuízos. “Não recebemos nada do estado. O seguro também não cobre esse tipo de situação. Temos de arcar com tudo. Por isso, quando a empresa tem condição, a reposição dos ônibus demora de três a seis meses", salientou.

Para Valente, é difícil para a população ficar sem os ônibus. "Cada um transporta, em média, 400 passageiros por dia. Então, até ser reposto, ele deixa de transportar 70 mil passageiros. É um prejuízo incalculável para a empresa e para os passageiros”. O Rio Ônibus estima que, se todos os 47 ônibus estivessem circulando, mais de 3 milhões de lugares seriam criados no período.

Vítima de cinco ataques a ônibus desde agosto do ano passado, a viação Nossa Senhora de Lourdes, que opera na região dos complexos do Alemão e da Penha, decidiu reverter os atos de violência em uma oportunidade para investir em educação e treinamento. A empresa reaproveitou os chassis de três ônibus para ações de capacitação de seus funcionários.

Um deles é utilizado para orientar motoristas e cobradores para situações do dia a dia. O veículo conta com um simulador de panes, adaptado em um chassi recuperado. Casos reais são simulados para aperfeiçoar o treinamento, como defeitos no sistema de freios, transmissão e motor e o uso do validador de cartões eletrônicos e do elevador para deficientes físicos. Mais dois veículos receberam novas carrocerias e, oportunamente, também serão utilizados para treinamento.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias