Rondônia: Justiça Eleitoral envia urnas a comunidades indígenas e quilombolas

Publicado em 25/10/2014 - 21:25 Por Aline Moraes - Enviada Especial da TV Brasil/EBC - Porto Velho

banner_eleições

Quarenta urnas foram enviadas hoje (25) de avião para a região da Ponta Abunã, no extremo oeste de Rondônia. Elas serão distribuídas nos distritos de Extrema, Nova Califórnia e Vista Alegre do Abunã, que pertencem ao município de Porto Velho, mas ficam a mais de 300 quilômetros (km) do centro.

A possibilidade de conflitos na região levou a Justiça Eleitoral a optar pelo transporte aéreo desses equipamentos. “Tivemos problemas de ameaças de fechamento da BR, que é a via que dá acesso ao estado do Acre. Então as notícias eram de possibilidade de fechamento dessas vias. Nós tivemos também uma ameaça de atrapalhar a votação, de danificar escolas”, relata Lia Maria Araújo Lopes, coordenadora de segurança das eleições em Rondônia.

O motivo dos possíveis conflitos é o veto do governo federal ao projeto de lei que criaria novos municípios na região. A população já havia decidido, em plebiscito, pela emancipação desses territórios, em 2010. “É uma localidade que fica longe de Porto Velho. É muito distante para os serviços essenciais e eles ficam muito desassistidos. A ausência do Estado, nesse sentido, cria essa instabilidade”, completa Lia.

Para fazer o patrulhamento e garantir a realização do pleito no domingo em regiões de possível conflito, foi enviado também um reforço da Polícia Rodoviária Federal e um contingente de 1,5 mil homens do Exército, segundo informações do TRE.

O transporte aéreo também vai levar urnas de votação a duas comunidades indígenas e a uma comunidade quilombola. Elas ficam nas localidades de Santo André e Rio Negro Ocaia, que pertencem ao município de Guajará-Mirim e ficam a 110 km e 150 km de distância da capital, respectivamente, e na localidade de Pedras Negras, em Costa Marques, a 760 km de Porto Velho. O acesso convencional a essas regiões fica comprometido nesta época do ano, quando os rios estão rasos demais para a navegação. Com a estrutura necessária, 752 eleitores poderão votar nessas comunidades. Os boletins de urnas serão enviados via satélite ao TRE de Rondônia.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias