Temperatura bate recorde no Rio

Publicado em 13/10/2014 - 18:46 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro registrou hoje (13) a mais alta temperatura do ano. De acordo com o Sistema Alerta Rio, da prefeitura, em Guaratiba os termômetros marcaram 42 graus Celsius (°C), às 13h. Outro ponto onde a temperatura foi elevada, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Climatempo, foi a Vila Militar. Lá os termômetros marcaram 41,6°C. Até hoje a temperatura mais alta do ano tinha sido no dia 10 de fevereiro, quando a máxima ficou 41,4ºC.

Segundo o meteorologista Marcelo Pinheiro, do Climatempo, a Região Sudeste está sob influência de uma massa de ar seco, e ela bloqueia as frentes frias no Sul do país. Além disso, conforme explicou, houve a intensificação dos ventos que levaram ar quente do interior do estado para o Rio. “Com a intensificação do ar quente, a temperatura disparou com rápida elevação. Hoje a gente teve um dia muito quente com umidade baixa. O índice ficou abaixo de 20% durante a tarde”, esclareceu.

O meteorologista destacou que há previsão de uma frente fria para amanhã, passando pelo mar, afastada do litoral do Rio, o que deve mudar a direção dos ventos. Por isso, a partir da tarde, os ventos estarão carregados de umidade que, associados ao bloqueio atmosférico, permitem a formação de nevoeiro, como ocorreu na manhã de hoje e provocou o fechamento do Aeroporto Santos Dumont. “Tem uma condição favorável para a formação de nevoeiro especialmente nas áreas costeiras da cidade. A gente pode ter problema, sim, de nova de formação de nevoeiro amanhã, especialmente, na região do Santos Dumont, pela manhã”, adiantou.

Nesta terça-feira, o calor deve diminuir um pouco e a previsão do Climatempo é de temperatura máxima de 36°C. “Vai ter aumento de nuvens no fim do dia, e na quarta-feira diminui um pouco mais. Vai ser um dia com mais nebulosidade e temperatura mais amena. A gente está esperando máxima de 32°C com possibilidade de chuva fraca durante o dia”, contou.

Edição: Beto Coura

Últimas notícias