Carteira de Trabalho digital é lançada em Brasília

Publicado em 27/11/2014 - 16:46 Por Da Agência Brasil - Brasília

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, inaugura o sistema da Carteira de Trabalho Digital em Brasília e a nova sede regional do MTE no edifício Venâncio 2000 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O ministro Manoel Dias inaugura o sistema

da Carteira de Trabalho Digital em Brasília

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Os moradores do Distrito Federal poderão utilizar, a partir de hoje (27), a versão digital da Carteira de Trabalho. A nova forma de tirar o documento, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, dá mais agilidade e segurança aos trabalhadores e deve chegar a todo o Brasil até janeiro do ano que vem.

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, explicou que, em vez de esperar vários dias para receber o documento, o solicitante o receberá no ato da requisição, graças à informatização do processo. “Fazer a carteira de forma manual é um atraso inexplicável e um desaforo ao trabalhador, que sai da sua casa, perde tempo. Com o novo modelo, o trabalhador chega lá, é atendido e recebe a carteira em 15, 20 minutos, pois ela será digitalizada”, disse o ministro.

De acordo com o ministério, no momento em que o trabalhador solicitar a versão digital da carteira profissional, ele terá suas informações cruzadas com as de outros bancos de dados governamentais, proporcionando a entrega de um documento com todas os dados do cidadão atualizadas. Além disso, a foto é tirada no local de atendimento. Todo o processo leva, no máximo, 20 minutos.

A nova Carteira de Trabalho é válida em todo o território nacional e tem numeração única para todas as vias. As mudanças buscam reduzir o número de fraudes, por favorecer a segurança nos processos operacionais, informa o ministério. Outra vantagem do modelo é informar se o empregador vem recolhendo corretamente o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e as contribuições previdenciárias.

Também estão sendo estudadas uma forma de o trabalhador agendar o atendimento nos postos do ministério e a possibilidade de lançamento de um cartão magnético para substituir a atual Carteira de Trabalho. “O cartão terá todas as informações e simplificará enormemente a vida do trabalhador. Será como um cartão de crédito, no qual estarão todas as informações de que ele precisa, como benefícios, seguro desemprego, o histórico dos vínculos trabalhistas. Todas as informações da vida do trabalhador estarão neste cartão”, adiantou Dias.

Quem já tem Carteira de Trabalho não precisa substituí-la. O modelo eletrônico já estava disponível nos estados do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, do Ceará e de Santa Catarina. O ministério promete, a partir de 1º de janeiro, disponibilizar a Carteira de Trabalho digital em todo o Brasil.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias