Cedae adia paralisação do abastecimento de água no Rio e na Baixada Fluminense

Publicado em 18/11/2014 - 18:09 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) decidiu adiar por 24 horas a paralisação do abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. A manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu, inicialmente agendada para hoje (18), ficou para amanhã (19). Segundo a Cedae, o adiamento permitirá aproveitar a manutenção para interligar a primeira etapa da nova adutora, que integra o projeto de aumento de oferta de água para Barra da Tijuca e Jacarepaguá. A paralisação atingirá aproximadamente 9 milhões de consumidores.

Conforme a companhia, a interligação da nova adutora exigiria nova paralisação nos próximos meses. Com a mudança de data, não será necessária nova interrupção no verão, época em que o consumo de água é maior. A Cedae informou que, durante a manutenção do Sistema Guandu, técnicos farão vistoria minuciosa nos reservatórios, canais de água filtrada e nas adutoras e elevatórias. O objetivo é melhorar o desempenho e a confiabilidade do sistema no período do verão.

Presidente da Cedae, Wagner Victer disse que a paralisação é uma intervenção de manutenção preventiva. "Planejamos durante seis meses para não ocorrer problemas. "Desligaremos e religaremos a estação do Guandu em menos de 24 horas. Ou seja, seria como ligar e desligar duas Noruegas em menos de 24 horas. Serão centenas de serviços simultâneos, com 3 mil trabalhadores espalhados por diversos pontos da região metropolitana", salientou.

Durante a paralisação, os hospitais e órgãos de atendimento essencial serão atendidos por carros-pipa. O abastecimento começará a ser normalizado logo após o religamento do sistema. Em algumas áreas isoladas e regiões mais altas, a normalização poderá levar até 72 horas.

A Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu é a maior em volume de água do mundo. Ela trata 43 mil litros de água por segundo, abastecendo a capital e os 13 municípios da Baixada Fluminense.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias