Em dez anos, Força Nacional de Segurança atuou em 26 estados

A única unidade da Federação que nunca pediu auxílio para ações de

Publicado em 28/11/2014 - 18:22 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília
Atualizado em 19/01/2015 - 18:19

Força Nacional

Policiais  militares  e  bombeiros  de  todo  o  país formam a Força NacionalArquivo/Agência Brasil

Desde a sua criação, em 2004, a Força Nacional de Segurança Pública atuou em 26 estados em momentos de crise. A única unidade da Federação que nunca pediu auxílio para ações de emergência ao governo federal foi São Paulo.

Formada por policiais militares, bombeiros, policiais civis e peritos de todas as partes do país, a Força Nacional foi criada para atender às necessidades emergenciais dos estados quando os efetivos locais não conseguem manter a segurança. De acordo com o Ministério da Justiça, responsável pela Força Nacional, desde a sua criação, 13 mil policiais já integraram a tropa.

Atualmente, cerca de 1.600 policiais estão em 17 estados, atuando em 38 operações, com o objetivo de reduzir a violência, a criminalidade e a insegurança. O estado onde a Força Nacional permaneceu mais tempo foi Alagoas. Nesta sexta-feira, a pedido do governo da Bahia, o Ministério da Justiça prorrogou por 90 dias a permanência de tropas nas cidades do sul do estado, onde a tensão entre índios e não índios exige o reforço policial.

No início do mês, os policiais foram destacados para atuar em Roraima, após uma rebelião na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo. Baseada na Força de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Força Nacional é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), órgão do Ministério da Justiça. Após treinamento ou atuação, os policiais são reintegrados às suas respectivas funções, em seus estados, onde também repassam os conhecimentos adquiridos aos demais membros de suas corporações.

Com o lema “Preparados para Tudo”, a Força Nacional completa amanhã (29), dez anos. Hoje (28) à noite será feita uma solenidade no Salão Negro do Ministério da Justiça, com entrega de medalhas às personalidades que marcaram a história e o desenvolvimento da Força Nacional.

 

*Matéria atualizada às 18h18 do dia 19/01/2015 para acréscimo de informações sobre a composição da Força Nacional

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias