Governo do Rio muda data do Dia D de vacinação contra pólio e sarampo

Publicado em 21/11/2014 - 12:48 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro
Atualizado em 26/11/2014 - 14:38

O governo do Rio de Janeiro alterou para 29 de novembro o Dia D, da campanha de vacinação contra a poliomielite e o sarampo, em todos os municípios. Nas demais regiões do Brasil, a campanha será amanhã (22). A vacinação segue até o dia 28 em todo o país mas, devido à alteração, o Rio terá um dia a mais de campanha.

Fiocruz promove hoje (08), campanha de vacinação contra sarampo e paralisia infantil. Além da vacinação há diversas atividades educativas promovidas pela instituição (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Rio altera a data da campanha de vacinação contra a pólio e o sarampo (Tomaz Silva/Agência Brasil)

A mudança, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), ocorreu por causa do feriado do Dia da Consciência Negra, decretado em todos os municípios fluminenses desde 2002. Com isso, a secretaria espera conseguir mais adesão na próxima semana.

Até o momento, a campanha de vacinação imunizou 48% do público contra a pólio e 34% contra o sarampo em todo o estado. De acordo com a SES-RJ, a taxa ainda está distante da meta, que é imunizar 95% das crianças integrantes do público-alvo da campanha contra as duas doenças. A cobertura vacinal em todo país também está baixa, não chegando a 50% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.

Na capital, os números são melhores, mas ainda distantes da meta. De acordo com a Secretaria Municipal do Rio de Janeiro, em dez dias de campanha, cerca de 210 mil crianças foram imunizadas contra o vírus causador da paralisia infantil, o que representa 60% da população-alvo. Contra o sarampo, foram vacinadas no período mais de 133 mil crianças, número equivalente a uma cobertura de 43%.

O superintendente de Vigilância Epidemiológica e Ambiental da secretaria estadual, Alexandre Chieppe, lembra a importância de maior cobertura da vacina para proteger a população do Rio de Janeiro contra as duas doenças.

“A poliomielite já está erradicada no Brasil, mas isso não torna menos importante a imunização". disse Chieppe. No Brasil, não há registros de novos casos de paralisia infantil.

Estevão, 2, e Emanuel Castelo Branco, 4, são vacinados durante a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e a poliomielite (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Crianças entre 1 ano e 4 anos de idade devem se vacinar contra o sarampo (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Em alguns países que não tiveram o mesmo cuidado, já foram registrados novos casos da doença depois de décadas. Segundo o superintendente, isso também acontece com o sarampo. A doença voltou a ter notificações em algumas regiões do país. “É importante manter a vigilância e as crianças imunizadas. A vacinação continua sendo a melhor forma de prevenção”, destacou Chieppe.

A secretaria informou que, no dia D, mais de 1.500 postos de saúde serão mobilizados em todos os municípios e estarão abertos das 8h às 17h. Contra a poliomielite devem ser vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos. Já a vacinação contra o sarampo está indicada para crianças de 1 ano a 4 anos. A vacina aplicada poderá ser a tríplice viral ou a tetra viral, conforme a idade e a avaliação da caderneta de vacinação feita pelos profissionais de saúde.

*Matéria alterada às 14h38 do dia 26/11/2014 para correção de informação. Diferentemente do informado, não há registro de novos casos de paralisia infantil no país

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias