Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Jovens latino-americanos trocam experiências de agricultura familiar

Publicado em 20/11/2014 - 20:59

Por Da Agência Brasil Brasília

Jovens Rurais Latino-Americanos trocam experiências da Agricultura Familiar. Na foto, Jorge Bento Soares (1 à esquerda), do Mato Grosso do Sul (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Jovens rurais latino-americanos participam de curso de formação de agricultura familiar promovido pelo Mercosul Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Um curso de formação para jovens rurais da agricultura familiar da Reunião Especializada sobre Agricultura Familiar do Mercosul (Reaf) reúne em Brasília 46 jovens agricultores de latino-americanos, com o objetivo de integrar a juventude envolvida na agricultura familiar de dez países incluindo o Brasil. Participam representantes da Argentina, Bolívia, Costa Rica, Nicarágua, Venezuela, do Brasil, Chile, Equador, Paraguai e Uruguai.

De acordo com um dos organizadores do evento, Lautaro Viscay. o curso é um processo de construção de conhecimento sobre a definição de agricultura familiar e o jovem nesse contexto.“É um curso da formação da juventude para agricultores e estudantes de diferentes perfis que têm relação com a agricultura familiar. Eles retornarão para seus países com tarefas, ideias e propostas”. disse o organizador

“Eles estão conversando sobre os países, a questão de integração política, econômica e social no Mercosul e na região. Isso dá uma integração importante entre eles e nós trabalhamos as políticas públicas e a definição do sujeito da agricultura familiar. O curso é para os jovens discutirem como eles estão vivendo no meio rural, quais são as dificuldades para produzir, melhorar e poder permanecer no campo” completou Lautaro Viscay.

Siomora Congora, nicaraguense de 24 anos, agricultora, planta cacau e café e pela primeira vez  vem ao Brasil. “Considero uma ampla experiência, pois me permite conhecer pessoas de outros países, suas culturas, sua agricultura e o processo de produção. É importante poder conhecer nossas metas e espero transmitir o que aprendi durante todo esse processo”, disse Siomora.

A agricultora Zoraima Artia, de 20 anos, veio representar o Uruguai. Ela cria bois para corte e considera uma boa experiência participar do curso para jovens rurais: “É um curso muito importante para a agricultura familiar, a integração, compartilhar experiências com os outros países”.

Outro participante do curso, Jorge Bento Soares, 25 anos de idade, veio da cidade de Antônio João, em Mato Grosso do Sul, e  também é agricultor.  “A Reaf está sendo de grande importância, não só para nós, aqui do Brasil, mas para todos os países participante e  vem incentivar mais a participação dos jovens do Mercosul, fazer uma troca de experiências, conhecer as culturas de outros países e  as dificuldades que seus representantes  estão trazendo. Nós também estamos mostrando um pouco da nossa cultura, como se  planta e colhe”.

A programação do evento inclui debates sobre o desenvolvimento e técnicas da agricultura familiar, além de saídas de campo para conhecer propriedades da agricultura familiar brasileira. O evento está sendo realizado  no Centro de Convenções Israel Pinheiro, desde do dia 17, e vai até o próximo domingo.

Edição: Jorge Wamburg

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Últimas notícias