Operação Labirinto de Creta combate sonegação fiscal em dois estados

Publicado em 06/11/2014 - 12:12 Por Daniel Lima - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Polícia Federal

Polícia Federal e Receita Federal promovem operação em dois estados de combate a fraudes contra o FiscoArquivo/Agência Brasil

A Receita Federal e a Polícia Federal deflagraram hoje (6) a Operação Labirinto de Creta. O objetivo é combater organização suspeita de fraudar o Fisco nos estados de Mato Grosso do Sul e do Paraná.

A Receita informou que foram encontrados durante as investigações indícios de prática de diversos crimes, tais como sonegação fiscal, formação de quadrilha, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão em residências de investigados e em empresas que estariam ligadas à organização. As buscas estão sendo cumpridas, simultaneamente, nas cidades de Nioaque, Terenos e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. No Paraná, nos municípios de Maringá, Paiçandu e Tapejara.

As investigações tiveram início há cerca de um ano e meio, informou a Receita, quando constararam indícios de que pessoas foram usadas para integrar o quadro societário de empresas do ramo frigorífico, de fato administradas pela mesma família, as quais tinham elevados débitos fiscais em face dos altos lucros sem, contudo, possuírem bens capazes de satisfazer as obrigações tributárias. O prejuízo aos cofres públicos pode chegar a R$ 200 milhões.

O nome da operação, segundo a Receita, foi escolhido na mitologia grega em referência ao labirinto construído com a intenção de desorientar quem o percorria, e que servia de moradia para o Minotauro, metade homem, metade touro.

Edição: Marcos Chagas

Últimas notícias