Ordem do Mérito Cultural será entregue a 26 personalidades brasileiras em 2014

Publicado em 03/11/2014 - 13:09 Por Luana Lourenço - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A presidenta Dilma Rousseff deve entregar na quarta-feira (5) a Ordem do Mérito Cultural a 26 personalidades ligadas à música, moda, a artes plásticas, ao audiovisual, a culturas populares e tradicionais, à literatura e gastronomia, que contribuíram para a valorização desses segmentos no país. Quatro entidades também receberão o título, criado em 1991.

A lista de agraciados da 20ª edição da Ordem do Mérito Cultural foi divulgada no Diário Oficial da União na quarta-feira (29) e inclui nomes como a cantora Marisa Monte, o rapper Mano Brown, o ator e diretor Celso Frateschi e a atriz Patricia Pillar.

De acordo com o Ministério da Cultura, a premiação é distribuída em três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro.

Entre os agraciados desta edição também estão o empresário Bernardo Paz, criador do Centro de Arte Contemporânea Inhotim, em Minas Gerais; o maestro Julio Medaglia, o antropólogo Hermano Vianna e o sertanista José Meirelles.

O ator Matheus Nachtergaele, o estilista Oskar Metsavaht e a dupla sertaneja Bruno e Marrone também estão na lista. Representando a gastronomia entre os agraciados estão os chefs Alex Atala, que receberá a ordem na classe Cavaleiro, e o chef paraense Paulo Martins, morto em 2010, que será homenageado com a classe Comendador. Os parentes do pintor Jenner Augusto, morto em 2003, receberão o título de Grã-Cruz em nome do artista.

Também receberão homenagens póstumas a arquiteta Lina Bo Bardi, que completaria 100 anos em dezembro, e a artista plástica Djnanira da Motta e Silva. As duas serão homenageadas pela “forte contribuição para a projeção e a identidade cultural brasileira”, segundo o Ministério da Cultura.

Nesta edição, a escritora Adélia Prado e o jornalista Washington Novaes foram promovidos para a classe Grã-Cruz. Já o cantor Pinduca e a coreógrafa Angel Vianna receberam promoção para a classe Comendador.

As entidades que também receberão a Ordem do Mérito Cultural são a organização não governamental Escola de Gente, o grupo de dança Ciranda de Tarituba, a Fundação Sara Kali, e o Grupo Cena 11 Cia. de Dança.

A escolha dos agraciados com os títulos é feita pelo Conselho da Ordem do Mérito Cultural após contribuições da sociedade. O colegiado é formado pelos ministros da Cultura, das Relações Exteriores, da Educação, e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A premiação deve ocorrer no Palácio do Planalto.

Edição: Talita Cavalcante

Últimas notícias