Comissão divulga novas informações sobre desaparecimento de Stuart Angel

Publicado em 09/12/2014 - 22:30 Por Michèlle Canes - Repórter da Agência Brasil - Brasília

A Comissão Nacional da Verdade (CNV) divulgou hoje (9) informações que podem auxiliar na investigação de busca dos restos mortais de Stuart Edgar Angel Jones, filho da estilista Zuleica Angel Jones, conhecida como Zuzu Angel. Segundo o perito da Polícia Civil e integrante da CNV Mauro Yared, uma foto tirada em 1976 de uma ossada achada em uma obra, no Rio, e uma foto de Stuart foram enviadas à Inglaterra para análise, e foram encontradas semelhanças.

Comissão Nacional da Verdade divulga novas informações sobre o paradeiro de desaparecidos políticos. E/D: Mauro Yared, Pedro Dallari, João Paulo Cavalcanti Filho e André Saboia (José Cruz/Agência Brasil)

Comissão Nacional da Verdade divulga novas informações sobre o paradeiro de desaparecidos políticos, entre eles Stuart AngelJosé Cruz/Agência Brasil

Ainda assim, segundo o perito, não é possível confirmar que a ossada seja de Stuart, já que o laudo foi feito com base apenas nas imagens. “Não quer dizer obviamente que seja ele pelo relatório que recebemos da Inglaterra, mas eles não conseguiram fazer essa exclusão, e existiam semelhanças claras. O que fez a gente encaminhar [as fotografias] para a Inglaterra foi todo o conjunto da investigação”. Informações levantadas pela Comissão apontam que Stuart Angel pode ter sido levado para a Base Aérea de Santa Cruz, na capital fluminense.

Segundo Yared, as buscas pelos restos mortais de Stuart permanecem. “A gente continua fazendo buscas para ter o local exato para onde ele foi. Encontrando esse local exato, a gente vai repassar para a Comissão da Verdade essas informações a fim de que eles passem para os órgãos que podem solicitar essa exumação e confirmar se é o corpo dele”, disse durante entrevista à imprensa hoje (9), em Brasília.
Stuart Angel começou sua militância na Dissidência Estudantil do PCB, que posteriormente passou a ser chamada de MR-8.

Amanhã (10), a Comissão Nacional da Verdade entregará à presidenta Dilma Rousseff o relatório com o resultado de mais de dois anos de trabalho.

Edição: Aécio Amado

Últimas notícias