Com chuva abaixo da média, água do Cantareira volta a diminuir

Publicado em 14/12/2014 - 13:07 Por Marli Moreira* – Repórter da Agência Brasil - São Paulo
Atualizado em 14/12/2014 - 14:35

O volume de água armazenada no principal manancial de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, o Sistema Cantareira, teve nova baixa hoje (14) atingindo 7,3% ante 7,4% registrados ontem (13), mesmo com um acumulado nos dois últimos dias de 9 milímetros de chuva sobre as seis reservas que compõem o sistema.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), desde o começo do mês, a quantidade de chuva sobre esse sistema chegou a 39,7 milímetros. Se estivesse seguindo a média histórica (220,9 milímetros) para o mês de dezembro, esse total deveria ser 99,7 milímetros. Desde o último mês de novembro, a água do Cantareira é retirada da segunda cota da reserva técnica que fica abaixo da captação por gravidade.

Quanto ao Sistema Alto Tietê, que atende a 4,5 milhões de pessoas, houve um recuo de 4,2% ontem (13) para 4,1% neste domingo. Segundo nota divulgada hoje pela Sabesp, o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) autorizou a entrada de mais 39,46 milhões de metros cúbicos a esse sistema, que passaram a ser captados da Represa Ponte Nova. Esse volume elevou o nível para 10,7%.

O Alto Tietê atende a consumidores da zona leste da capital paulista e dos municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá, Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Mauá, Mogi das Cruzes, parte de Santo André e dois bairros de Guarulhos (Pimentas e Bonsucesso). Ele é formado pelos rios Tietê, Claro, Paraitinga, Biritiba, Jundiaí, Grande, Doce, Taiaçupeba-Mirim, Taiaçupeba-Açu e Balainho.

Nos demais sistemas, à exceção do Rio Claro, onde o volume caiu de 26,6% para 25,9%, houve elevação na capacidade de operação: no Guarapiranga (de 33,4% para 34,8%), no Alto Cotia (de 29,6% para 30,3%) e no Rio Grande (de 64% para 64,3%).

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE), órgão municipal da capital paulista, não há previsão de chuvas significativas na região metropolitana de São Paulo para os próximos três dias.

*Matéria atualizada às 14h35 para acréscimo de informação.

Edição: Lílian Beraldo

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.