Ibirapuera reabre nesta manhã após retirada de árvores

Publicado em 30/12/2014 - 11:44 Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

O Parque Ibirapuera, fechado na maior parte do dia de ontem (29) em razão da queda de árvores devido aos temporais, foi reaberto nesta manhã. De acordo com a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, todos os portões foram abertos às 8h. Somente no parque, foram contabilizadas 25 árvores derrubadas pela força da chuva, que teve ventos de quase 100 quilômetros por hora (km/h). Em toda a cidade, desde a madrugada de ontem, 390 árvores tombaram.

A previsão é que os trabalhos de remoção dos troncos no Ibirapuera terminassem somente amanhã (31), mas as árvores que estavam na área de circulação foram removidas e, por isso, o local pôde ser liberado antecipadamente. Ainda na tarde de ontem, por volta das 15h30, três dos dez portões do parque, localizado na zona sul paulistana, foram reabertos. Esta foi a primeira vez que o local ficou fechado por danos provocados pela chuva.

Além do fechamento do Ibirapuera, a chuva de ontem provocou a interrupção parcial da Linha 10-Turquesa da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) por quase dez horas. O trecho entre as estações Rio Grande da Serra e São Caetano, na Grande São Paulo, ficou bloqueado das 4h40 às 14h25 em razão de uma árvore que atingiu a fiação elétrica da linha. Em média, quase 400 mil pessoas usam a Turquesa diariamente, informou a companhia.

Também em consequência do temporal de ontem, 88 semáforos estão com problemas nesta manhã, sendo 36 aparelhos por falta de energia elétrica, de acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Os demais estão passando por manutenção. A saída dos paulistanos para o litoral e para o interior por causa do feriado de Ano-Novo, no entanto, faz com que esse problema não atinja o trânsito. Por volta das 10h30, a capital não tinha registro de congestionamento.

São Paulo voltou a apresentar chuvas no final da tarde de ontem. Às 16h, boa parte da cidade entrou em estado de atenção para enchentes, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Nesta manhã, o sol apareceu encoberto por nuvens. As temperaturas devem chegar aos 30 graus Celsius (ºC) nas horas mais quentes. A previsão do CGE é que o calor e a disponibilidade de umidade do ar na atmosfera provoquem chuva forte no decorrer da tarde. Ela pode vir acompanhada de descargas elétricas, rajadas de vento e granizo.

Os próximos dias continuam com condições típicas de verão, com sol, calor e pancadas de chuva no final das tardes, informou o CGE. O último dia do ano deve ter sol e temperaturas elevadas. A mínima deve ficar em torno de 20ºC e a máxima pode superar 32ºC. No primeiro dia de 2015, os termômetros devem variar entre 21ºC e 33ºC. O calor da tarde deve favorecer o retorno das chuvas na forma de pancadas.


Fonte: Ibirapuera reabre nesta manhã após retirada de árvores da área de circulação

Edição: José Romildo

Últimas notícias