Manifestantes deixam sede da CNA e seguem para a Esplanada dos Ministérios

Publicado em 15/12/2014 - 18:15 Por Da Agência Brasil - Brasília

A Frente Nacional de Luta invade prédio da Confederação Nacional da Agricultura, (CNA).(Wilson Dias/Agência Brasil)

Integrantes de movimentos sociais que tinham invadido a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil

no  fim  da  manhã  desta  segunda-feira  deixaram  o  prédio  por  volta  das 16h Wilson Dias/Agência Brasil

Integrantes de movimentos sociais que invadiram, na manhã de hoje (15), a sede da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) deixaram o prédio às 16h. Eles protestavam contra a possível indicação da senadora Kátia Abreu (PMDB-TO) para o Ministério da Agricultura.

Segundo Antônio Carlos dos Santos, da Frente Nacional de Luta no Campo e Cidade (FNL), o governo federal aceitou receber membros dos movimentos que coordenaram a ocupação. Parte do grupo já seguiu para a Esplanada dos Ministérios. “Conseguimos conversar com representantes da CNA, que informaram que uma pessoa do governo vai falar com a gente”, acrescentou.

Santos informou que, na reunião, será discutida a possibilidade de uma audiência com a presidenta Dilma Rousseff. “Não aceitamos a indicação da Kátia Abreu para o ministério [da Agricultura] e queremos conversar com a presidenta sobre isso. Ela [Kátia Abreu] no ministério é um retrocesso para a reforma agrária, a agricultura familar e os pequenos produtores”.

De acordo com a assessoria da CNA, cerca de 70 pessoas chegaram à sede da entidade às 11h, derrubaram a grade de proteção e ocuparam o hall de entrada, chegando, em alguns momentos, à garagem do edifício. Eles integram, além da FNL, o Movimento Brasileiro dos Sem Terra (MBST) e a Confederação Nacional dos Agricultores (Conafer) e deixaram o prédio após se encontrar com diretores da confederação.

O protesto ocorreu poucas horas antes da cerimônia de posse da nova diretoria da CNA para o próximo triênio (2014/2017). Candidata única ao cargo, a senadora Kátia Abreu assumirá o comando da entidade pela terceira vez. A presidenta Dilma Rousseff deve participar do evento.

A assessoria do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária informou que um segundo grupo de manifestantes está reunido com representantes da Secretaria-Geral da Presidência da República e da direção do Incra. 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias