ONU conclui curso de Convivência e Segurança Cidadã no Rio

Publicado em 12/12/2014 - 18:57 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

Cerca de 400 pessoas ligadas às unidades de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro concluíram hoje (12) o curso de Convivência e Segurança Cidadã do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), em parceria com a Secretaria de Estado de Segurança. Participaram policiais militares e civis das 38 UPPs, gestores públicos municipais e estaduais, além de membros da sociedade civil atuantes nas comunidades pacificadas.

O Programa de Convivência e Segurança Cidadã prevê o desenho e a implantação de planos de segurança local, elaborados com participação da comunidade, que prioriza ações de prevenção e de controle da criminalidade e da violência. O foco é sensibilizar os atores e mostrar formas de trabalho integrado.

De acordo com o superintendente de Prevenção da secretaria, Pehkx Jones Gomes da Silveira, o curso tem o objetivo de facilitar a integração entre os participantes. "Tivemos o privilégio de frequentar o curso, que vem sendo aprimorado e desenvolvido ao longo dos últimos anos e aplicado desde 2007, para facilitar a integração entre polícia e comunidade, com a finalidade de facilitar o diálogo e pensar a estratégia de segurança pública", disse.

Segundo ele, foram formadas seis turmas entre 60 e 70 alunos – cerca de 400 pessoas –, que tiveram 40 horas de aulas semanais sobre segurança integrada. A ideia é mostrar que a responsabilidade pela segurança não é somente das polícias, mas também da comunidade e dos gestores públicos. Essa abordagem da segurança como forma de cidadania tem foco principalmente na prevenção e no controle e considera os diversos fatores que causam a violência e a criminalidade urbana.

O representante do Pnud e coordenador do Sistema ONU no Brasil, Jorge Chediek, explicou que o combate à violência deve incorporar ações em diversas áreas relacionadas aos fatores de risco e aos ambientes onde ela pode ser gerada. Ele ressaltou também que deve ser feito trabalho conjunto com a colaboração de diversos atores como Justiça, sociedade civil organizada, comunidade, família e escola.

Para a subsecretária de Educação, Valorização e Prevenção da secretaria, Juliana Barroso, é importante abordar as questões da convivência na comunidade, e as políticas públicas podem atuar nesses territórios, chamando a atenção de todos os atores da sociedade. Segundo ela, reunir os policiais e os representantes de outros órgãos para se conhecerem já foi um grande resultado.

Uma das ferramentas metodológicas do curso é o jogo Fica Seguro, que trabalha a conscientização sobre a construção de pessoas que atuam nas UPPs para a concepção e o desenvolvimento de políticas locais de segurança e convivência. O jogo mostra, na prática, a teoria ensinada no curso sobre como a segurança pode ser pensada de forma participativa e integrada aos espaços de convivência das comunidades, e implementada por diversos atores por meio de políticas públicas complementares.


Fonte: ONU conclui curso de Convivência e Segurança Cidadã no Rio

Edição: Stênio Ribeiro

Últimas notícias