Pacto do Rio discutirá mobilidade e inclusão de moradores das comunidades

Publicado em 17/12/2014 - 15:05 Por Vinícius Lisboa - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP) lançou hoje (17) um projeto para unir instituições públicas, privadas, acadêmicas e do terceiro setor e também a população na troca de informações e no planejamento de novas iniciativas. Chamado de Pacto do Rio, o projeto vai reunir inicialmente 50 instituições e formará grupos de trabalho temáticos para discutir questões como mobilidade, habitação e inclusão de moradores das comunidades.

"Pacto por informação qualificada e compartilhada e, a partir de então, um agir conjunto para soluções de desenvolvimento sustentável, principalmente na questão da inclusão, para gerar um Rio mais humano, integrado, mais justo e pertencendo a todos os cariocas", disse a presidenta do IPP, Eduarda La Rocque.

O projeto vai preparar um diagnóstico de atuação até abril do próximo ano. Em junho, serão definidos a metodologia e o modelo de gestão das frentes de trabalho. A ideia é criar comitês envolvendo órgãos públicos e as outras entidades para que as ações, que hoje são fragmentadas, possam ser discutidas coletivamente.

Outras instituições poderão participar, e a ideia do IPP é incentivar também a colaboração de pessoas, para que participem do projeto como "indivíduos não governamentais", o que vai além da sociedade civil organizada e permite que indivíduos enviem ideias, façam doações e trabalhem como voluntários. "O indivíduo pode participar sugerindo novos projetos, apoiando e fiscalizando", diz Eduarda.

O presidente da organização não goveramental (ONG) Circo Crescer e Viver, Junior Perim, informa que pretende usar a experiência da entidade com jovens para contribuir nas discussões. "Tem aí uma geração de jovens cariocas que, diante da falta de oportunidade de se inserir nas dinâmicas clássicas da cidade, estão criando novas formas de vida. O grande lance é investir nisso e cuidar disso e enfrentar ainda as desigualdades que afetam a juventude."

Edição: Valéria Aguiar

Últimas notícias