Polícia faz apreensões e autua 113 pessoas no Rio

Publicado em 03/12/2014 - 14:39 Por Agência Brasil - Rio de Janeiro

A Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou hoje (3), Dia Nacional de Combate à Pirataria, balanço do material apreendido em operação realizada terça-feira em todo o estado. O órgão informou que foram apreendidos cerca de 25 mil itens piratas e autuadas 113 pessoas. Houve prejuízo de aproximadamente R$ 1 milhão para o comércio ilegal de produtos no estado.

Mil policiais e 300 viaturas foram mobilizados para a ação de combate ao comércio ilegal de produtos. Entre os itens apreendidos encontram-se óculos, brinquedos e tênis. De acordo com o chefe de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Fernando Veloso, a ação terá o apoio de diversas empresas na destinação e inutilização desses bens que, por ora, ficarão armazenados.

Veloso também reforçou a necessidade de o estado repensar os mecanismos de combate à pirataria. “A reincidência de quem comete esse crime é grande. As penas  brandas e o lucro grande [incentivam o crime]. A pessoa é autuada, assina [a autuação] e é liberada”, disse. O delegado destacou o fato de o volume de dinheiro movimentado pela pirataria ser superior, inclusive, ao do tráfico de drogas.

A delegada responsável pela operação, Valéria Aragão, titular da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial, explicou que ação foi estrategicamente planejada para um dia antes do Dia Nacional de Combate à Pirataria com o objetivo de surpreender os vendedores, que já esperam a ação dos órgãos públicos para esse dia.

Agentes da Polícia Civil continuam a executar a operação contra o comércio ilegal de produtos nesta quarta-feira. Estima que, ao fim do dia, o total de produtos apreendidos nas ações de ontem e de hoje cheguem a 30 mil itens.
 

Edição: José Romildo

Últimas notícias