Procurador-geral recebe depoimentos de Youssef na delação premiada

Publicado em 10/12/2014 - 16:13 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Os depoimentos da delação premiada do doleiro Alberto Youssef chegaram hoje (10) ao gabinete do procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Desde a semana passada, Janot esperava receber os depoimentos, nos quais Youssef cita nomes de diversos envolvidos no esquema descoberto pela Operação Lava Jato, de pagamento de propina e desvio de recursos da Petrobras.

Brasília - STF retoma julgamento dos embargos infringentes de condenados na Ação Penal (AP) 470, o mensalão. Na foto, os ministros Teori Zavascki e Luiz Fux (José Cruz/Agência Brasil)

Caberá ao ministro do STF Teori Zavascki, homologar, ou não, as denúncias do procurador-geral, Rodrigo Janot, que podem ser feitas depois de análise do depoimento do doleiro Alberto Youssef, feito como parte do acordo de delação premiada          Arquivo/Agência  Brasil

Depois de analisar os depoimentos, o procurador encaminhará a documentação ao ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), responsável pela homologação, ou não, das denúncias. Teori também será o responsável pelo recebimento dos documentos da delação premiada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras.

Além de Youssef e Paulo Roberto Costa, Rodrigo Janot aguarda, ainda, a homologação da Justiça de mais cinco ou seis delações de executivos presos na sétima fase da Lava Jato.

Caso as denúncias sejam homologadas, O STF será o responsável pelos processos envolvendo autoridades com foro privilegiado, como deputados, senadores e ministros. Não há previsão de quando isso ocorrerá.

 

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias