Projeto da UFRJ vai criar centros culturais na zona sul do Rio

Publicado em 22/12/2014 - 21:05 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro


A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começa a implantar, no início de 2015, o projeto cultural Esquina Carioca de Arte e Ciência, com a abertura de três centros culturais: o Espaço UFRJ, com nome ainda provisório, dedicado a atividades acadêmicas, culturais, científicas e musicais; a Casa da Cultura, que será a futura sede da editora e da livraria da UFRJ; e a Casa da Ciência, que já está em funcionamento.

Na última terça-feira (16), a universidade inaugurou a livraria da Editora UFRJ – Livros Universitários, que também faz parte desse conjunto de novidades. O local contará com centro de convenções, estacionamento subterrâneo e um hotel-escola para abrigar visitantes e participantes de eventos científicos no local.

Com 6 mil títulos próprios ou de outras editoras universitárias do país, a livraria fica num espaço de 200 metros quadrados em Botafogo, na zona sul do Rio, que foi ocupado indevidamente durante anos por um bingo e reincorporado à UFRJ em 2008 após decisão da Justiça.

Quando a universidade recuperou o antigo Canecão, o espaço estava destruído e degradado. Para este espaço, a UFRJ vai promover um concurso público de arquitetura e urbanismo no início de 2015, por intermédio do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), para selecionar a empresa que vai elaborar o projeto de recuperação, requalificação e renovação da área.

Segundo o coordenador do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ, professor Carlos Vainer, a inauguração do Café Universitário, contíguo à livraria, se dará em prazo relativamente curto, ocupando o outrora Canequinho. O projeto envolverá todo o planejamento do campus da Praia Vermelha, em conformidade com o plano diretor da universidade, e prevê a renovação e recuperação da casa de espetáculos, centro de convenções, hotel-escola e outras instalações.


Fonte: Projeto da UFRJ vai criar centros culturais na zona sul do Rio

Edição: Jorge Wamburg

Últimas notícias