Supremo nega progressão de regime a João Paulo Cunha

Publicado em 17/12/2014 - 19:39 Por André Richter - Repórter da Agência Brasil - Brasília

Brasilia - João Paulo Cunha almoça com militantes do PT acampados em frente ao Supremo Tribunal Federal (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Cunha cumpriu parte da pena no regime semiaberto e  queria  passar  para  o  aberto    Antonio Cruz/ABr

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (17) negar pedido do ex-deputado federal João Paulo Cunha, condenado na Ação Penal 470, o processo do mensalão, para cumprir o restante da pena em regime aberto.

Embora tenha direito à progressão por ter cumprido um sexto da pena em regime semiaberto, a maioria dos ministros entendeu que Cunha só terá direito ao benefício após pagar R$ 536,4 mil aos cofres públicos. A quantia corresponde ao valor desviado pelo ex-parlamentar.

O plenário acompanhou voto do ministro Luís Roberto Barroso, relator das execuções dos condenados no processo do mensalão. Segundo Barroso, no caso de crimes contra a administração, como o peculato, a reparação dos desvios é imprescindível para a progressão de regime. De acordo com o ministro, o pagamento é um fator de prevenção capaz de inibir a apropriação de recursos públicos. 

Em petição enviada ao Supremo, os advogados de Cunha afirmam que a cobrança não pode ser veiculada à execução da pena, impedindo a progressão de regime. Segundo eles, os valores devem ser cobrados em ação civil de reparação. Além disso, o ex-deputado afirmou que não tenha recursos para fazer o ressarcimento.

Edição: Nádia Franco

Últimas notícias