Violência faz mais uma vítima na região do Rio Antigo

Publicado em 03/12/2014 - 13:34 Por Da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O professor belga Dominique Marie Philippe Boxus, de 56 anos, foi morto com um tiro no peito na madrugada de hoje (3) na Lapa, bairro boêmio do centro do Rio. Ele lecionava literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Segundo a polícia, um atirador tentou atingir um homem que agrediu com uma faca uma pessoa na região. O ferido, identificado como Antônio Carlos de Souza, procurou os agentes da Operação Lapa Presente e foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar.

O agressor, Alexandre Augusta Silva, de 33 anos, ao tentar fugir, foi perseguido por um homem que desceu de um carro e fez dois disparos na direção dele. Os tiros acabaram atingindo o professor universitário. De acordo com a Polícia Civil, o caso foi registrado na Divisão de Homicídios da capital, que instaurou inquérito para identificar o autor do homicídio. Os agentes já ouviram testemunhas na delegacia especializada. Nesta manhã, a polícia realiza diligências para localizar imagens das câmeras de segurança instaladas na região onde ocorreu o fato. 

Frequentado por estudantes universitários, além de turistas e estrangeiros, o tradiconal bairro da Lapa cresceu muito nos últimos tempos. Por conta dos numerosos casos de violência, a Secretaria Estadual de Governo criou, no primeiro dia deste ano, a Operação Lapa Presente, com o objetivo de garantir a segurança dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo. Segundo a secretaria, até o último levantamento, no dia 28 de novembro, os agentes cumpriram 189 mandados de prisão, sete por homicídio, 79 por roubo, 46 por furto, 26 por tráfico de drogas e 31 por outros crimes.

O diretor da Associação dos Comerciantes do Centro do Rio Antigo, Isnard Manso, informou que problemas como o grande número de moradores de rua e assaltos fazem parte do cotidiano dos empresários locais. “De 15 anos para cá, todo turista, seja nacional ou estrangeiro, visita a Lapa. A Secretaria de Desenvolvimento Social apreende moradores de rua e menores, mas dias depois eles voltam às ruas. Espero que o Lapa Presente abrace um perímetro maior, porque existem ruas no entorno não contempladas pelas patrulhas. É notória a quantidade de impostos que pagamos anualmente, mas não vemos o retorno”, concluiu.

A Operação Lapa Presente funciona de domingo a quinta-feira, das 19h às 3h. Nas sextas-feiras e sábados, o funcionamento é das 21h30 às 5h30. A equipe conta com 136 agentes, 76 policiais militares e 48 agentes civis. Todos utilizam braçadeiras para facilitar a identificação.

Por meio de nota, a Universidade Federal Fluminense manifestou pesar pela morte trágica de Dominique Philippe. De acordo com a UFF, o professor vivia no Brasil há duas décadas e, desde 2011, lecionava no Instituto de Letras da universidade como docente de língua francesa e literatura francófonas. Também foi professor da Universidade Federal do Sergipe.

"Dominique Boxus atuou como tradutor e coordenava os trabalhos de tradução do Laboratório de Estudos de Tradução da UFF (Labestrad). Foi, ainda, docente e orientador no mestrado em Letras. Acima de tudo, foi um profissional dedicado, que soube inspirar seus alunos com o amor pela literatura", salientou o documento.

"Neste momento triste, a universidade expressa solidariedade aos familiares, colegas e alunos de Dominique. Lamentamos o ato de violência responsável pela perda prematura de um querido membro de nossa comunidade e cobramos das autoridades as providências cabíveis", concluiu a nota da UFF.

* A matéria foi alterada às 16h49, para inclusão de nota da Universidade Federal Fluminense.

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.