Alta temperatura do fim de semana faz cair nível do Cantareira

Segundo o Inmet, no sábado (17) a temperatura máxima chegou a 35,7

Publicado em 19/01/2015 - 10:22 Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil - São Paulo

Sistema Cantareira

Com temperaturas na casa dos 35ºC, São Paulo registra baixa no nível do CantareiraDivulgação/Sabesp

São Paulo registrou no fim de semana mais um recorde de alta temperatura. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no sábado (17) a temperatura máxima chegou a 35,7 graus Celsius (°C), a quarta maior observada para o mês de janeiro, desde o início das medições em 1952. Ontem (18), a temperatura também foi alta, de 35,6°C, a segunda maior este ano.

De acordo com Helena Balbino, meteorologista do Inmet, há possibilidade de que esses recordes sejam superados ainda hoje (19), dependendo do horário que a chuva atingir a cidade. “Se a chuva chegar um pouquinho mais cedo, esfria a temperatura”, explica. A previsão para a semana é que haja redução no calor. “A partir desta terça e quarta-feira, começa a chover e a temperatura diminui um pouco”, acrescenta.

A meteorologista disse ainda que a região do Sistema Cantareira deve receber hoje chuva de fraca intensidade. “Talvez na quarta e na quinta-feira já chova de uma forma mais constante. Agora tem chovido, mas tem evaporado muito por causa do calor, então a chuva não está fazendo efeito.”

O Sistema Cantareira recebeu ontem precipitação de apenas 0,8 milímetro. Com isso, o nível dos reservatórios registra nova queda, passando de 5,9% ontem para 5,8% hoje. O acumulado de chuvas deste mês é 60,9 milímetros, volume baixo se comparado à média histórica de 271,1 milímetros para janeiro.

No Sistema Alto Tietê também não choveu ontem, fazendo com que o nível dos reservatórios caíssem de 10,5% para 10,4% hoje. O acumulado de chuvas este mês é baixo, 32,5 milímetros, sendo que o esperado para janeiro chega a 251,5 milímetros.

A Represa Guarapiranga registrou queda, passando de 39,3% para 38,9%. A pluviometria registrada ontem foi zero. No acumulado do mês, o sistema recebeu 134 milímetros de chuva, sendo que a média histórica do mês é 229,3 milímetros.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias