Cartunista compara atentado a jornal francês ao ataque de 11 de setembro

Publicado em 08/01/2015 - 16:50 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O cartunista Víctor Henrique Woitschach, conhecido profissionalmente como Ique, comparou o atentado ao jornal Charlie Hebdo, em Paris, ontem (7), ao ataque às torres gêmeas do World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001.

“Foi o 11 de setembro dos cartunistas, porque a dor que a gente sente, eu senti como se o tiro tivesse passado muito perto, porque é a realidade. Como disse um amigo meu. eles são da minha espécie. É o meu trabalho. Eu me senti como um cartunista dentro da redação, e gente entrado e atirando a esmo”, airmou.

Ique teme que o atentado ao jornal de Paris provoque mudanças no comportamento e no trabalho dos cartunistas. “O externo já vai mudar, a segurança vai mudar, uma série de coisas vai mudar, mas o mais importante é que a gente não mude o interno. Para que a gente não comece o trabalho já com autocensura, com medo e com receio, porque este era o objetivo deles. Quando eles foram até aquele ponto, matar aqueles cartunistas, daquela publicação, eles ampliaram muito o alcance do medo que queriam colocar no mundo inteiro.”

O cartunista brasileiro lembrou que depois do ato terrorista às torres gêmeas houve uma série de mudanças no mundo, desde alterações no protocolo da aviação e no movimento dos aeroportos até o dia a dia das pessoas. “Descobrimos que aquilo era possível. Até então não passava na cabeça de ninguém que aquilo era possível”, disse Ique. Para ele, o ataque ao Charlie Hebdo foi um tiro na liberdade de expressão e no direito de ir e vir. Para ele, o momento é de união para não ceder ao medo.

Segundo Ique, tratar o caso como uma questão religiosa é minimizar um problema internacional. “É político, é do terror, é do medo e está afetando o que a humanidade conseguiu às custas de muito esforço, que é o estado democrático e a liberdade de expressão. A decisão do jornal de lançar uma nova edição na próxima semana é uma forma de mostrar que os responsáveis pelo ataque vão ter que se expor novamente. “É uma resposta à altura e contra esse medo que se instalou em todo o mundo.”

Para o professor do Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) Marcio Scalércio, o episódio vai provocar radicalização tanto entre extremistas islâmicos quanto nas correntes políticas de direita. Ele chamou a atenção também para a tentativa de aproveitamento oportunista do atentado, especialmente das forças políticas europeias contrárias à imigração e disse que a islamofobia pode se intensificar. “Do mesmo modo que os radicais islâmicos apoiam ações como essa, com o objetivo de aproveitar-se delas para radicalizar e tornar a força a única linha de resolução de problemas, a extrema direita vai pelo mesmo caminho. O setor ultraconservador vai pela mesma linha.”

De acordo com Ique, neste momento, há uma certa unanimidade no que se refere ao repúdio ao ataque, mas, posteriormente, é possível que setores mais intransigentes aproveitem-se da situação. Scalércio destacou que os líderes islâmicos têm procurado condenar o ataque. “Os líderes consequentes e razoáveis não têm feito outra coisa desde ontem a não ser condenar o atentado. Houve inclusive pronunciamento da Universidade Islâmica do Cairo, que é a mais importante do mundo, condenando veementemente o atentado, mas essa condenação é uma espécie de autodefesa, já prevendo o que vem por aí.”

Em nota divulgada ontem, a Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) condenou o episódio e lembrou que o jornal francês já tinha sofrido um atentado em novembro de 2011. A nota ressalta que, ainda que tenham sido desrespeitados preceitos religiosos, não se justifica a violência provocada. “Repudiamos sempre todo e qualquer modo de violência à liberdade de expressão. O desenhista é justamente o artista que busca a defesa dos mais fracos e oprimidos desde que as charges começaram, há 200 anos. A palavra charge é francesa e significa carga, por ser sempre uma carga crítica aos governos e dogmas que mancham os direitos humanos e a livre expressão. Os desenhistas mortos foram críticos em suas vidas em relação aos governos que oprimem povos de países do Terceiro Mundo”, destacou a nota.

Edição: Fábio Massalli

Últimas notícias