Domingo de forte calor no Rio e roubos em praias lotadas

Publicado em 11/01/2015 - 18:42 Por Cristina Indio do Brasil - Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro

O forte calor deste domingo (11) levou muita gente para as praias que ficaram lotadas. À tarde movimento de assaltantes nas areias levou pânico aos banhistas em Ipanema, zona sul do Rio. Houve a  intervenção de integrantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ).

A PM descartou que tenha havido arrastão nas areias de Ipanema: em razão de roubos, 15 pessoas foram presas e levadas para a 14ª DP, na Leblon, zona sul do Rio.

A temperatura não chegou a bater recorde hoje no Rio. Ainda assim, os aparelhos localizados no Aeroporto do Campo dos Afonsos, base da Força Aérea Brasileira (FAB), registraram 39 graus Celsius (ºC). A informação é da meteorologista da Climatempo, Aline Tochio. Ela explicou que a expectativa era de temperaturas mais altas, mas uma mudança na direção dos ventos impediu a elevação. “Não que haja esfriado, mas pelo menos não chegou a temperatura recorde. Mesmo assim, o tempo ainda está bem aberto: só mudou um pouco a direção do vento a ponto de não bater na temperatura extrema”, contou à Agência Brasil.

As altas temperaturas, segundo a meteorologista, vão continuar a colaborar com um programa que tem recebido cada vez mais adeptos: frequentar as praias à noite. “A noite de hoje vai ser ainda de tempo firme. Não há previsão de chuva e o pessoal que está gostando dessa história de praia noturna pode ir tranquilo, porque ainda vai dar para aproveitar”, indicou.

Para a semana que está começando, a previsão é que o calor intenso permaneça por causa da forte massa de ar seco que está sobre parte do sudeste. A única mudança é que pode ter chuva nesta segunda-feira (12), nas regiões sul e serrana do estado. “São chuvas de verão. Até podem ter forte intensidade, mas vão ser isoladas e de curta duração. A cidade do Rio, a região metropolitana e o litoral vão continuar sem chuva até o fim da semana e a temperatura volta a subir. Amanhã a previsão é que o Rio tenha 40ºC de novo até terça, diminuindo um pouco na quarta para 39ºC”, disse.

Neste domingo, quem se dirigiu às praias contou também com a Operação Verão do Metrô que começou neste fim de semana e estará em vigor até 1º de março. A concessionária montou um plano para os finais de semana: haverá redução no intervalo dos trens aos domingos, com aumento de 13% na oferta de lugares na comparação com as vagas disponíveis durante a semana. Estão previstos também trens extras, que ficarão posicionados em estações estratégicas, para entrar em trânsito se houver aumento do fluxo de usuários. O Metrô pede que a população utilize Cartão Pré-Pago ou compre as passagens antecipadamente para evitar filas na volta da praia.

O embarque com pranchas de surf está liberado nos fins de semana e feriados para todas as estações. O usuário deve apenas encapar as pranchas que não podem ultrapassar dois metros de comprimento.

 

Edição: José Romildo

Últimas notícias