Governo e sindicatos de metalúrgicos conversam sobre demissões em montadora

Publicado em 13/01/2015 - 20:24 Por Paulo Victor Chagas - Repórter da Agência Brasil * - Brasília

Representantes dos metalúrgicos do ABC entregaram uma pauta de reivindicações na tarde de hoje (13) ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Miguel Rossetto. O encontro foi marcado após a demissão, na semana passada, de 800 trabalhadores da Volkswagen, seguidas de atos nesta segunda-feira (12), quando 7 mil metalúrgicos interditaram trechos das rodovias Anchieta e Imigrantes.

O governo deixou a reunião com a promessa de analisar as propostas e os sindicalistas esperançosos de que a situação pode ser resolvida e os empregados, em greve desde as demissões, possam voltar ao trabalho.

Durante a audiência, representantes da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM), do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e da montadora entregaram uma pauta com os temas proteção do emprego, ampliação do crédito e recomposição da frota.

O objetivo dos trabalhadores é obter ajuda para reversão das demissões, já que, segundo eles, a Volkswagen rompeu acordo de estabilidade previsto até abril de 2017. O presidente do CNM, Paulo Cayres, avaliou positivamente os telefonemas do ministro, durante a reunião, para representantes da empresa e da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

“A partir do momento em que ele faz uma ligação para a Volkswagen, informando a disposição do governo e dizendo que a pauta que apresentamos, de proteção ao emprego, será a pauta do emprego, é um gesto extremamente importante pra nós”, afirmou.

As conversas também ocorrem entre trabalhadores e montadoras. De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, os metalúrgicos e a direção da Volkswagen estiveram reunidos hoje e continuam a discussão amanhã (14), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de São Paulo. O sindicato confirmou a assembleia marcada para a manhã desta quarta-feira.

*Colaborou Lucas Pordeus Leon, repórter do Radiojornalismo/EBC

Edição: Armando Cardoso

Últimas notícias